Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANEAMENTO E SAÚDE

Sistema de abastecimento de água em Santo Antônio do Tauá beneficia mais de 30 mil pessoas

O governo do Estado investiu mais de R$ 8 milhões na retomada e conclusão da obra, para oferecer água de qualidade aos habitantes

Por Lilian Guedes (SECTET)
18/03/2022 17h30

Governador Helder Barbalho na entrega do sistema de água, obra resultante de emenda do deputado federal José PrianteO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), entregou nesta sexta-feira (18) a rede de abastecimento de água do município de Santo Antônio do Tauá, na região Nordeste. O ato contou com a presença do governador Helder Barbalho e do titular da Sedop, Ruy Cabral. O chefe do Executivo enfatizou o crescimento do município e os benefícios da rede de abastecimento para a saúde e comodidade da população. 

"Queria agradecer pelo dia de hoje. Nós estamos iniciando as obras da estrada do Morales para atender toda a comunidade que mora nessa região. Inauguramos também o sistema de abastecimento de água, que tem duas mil ligações domiciliares. Além do reservatório, duas mil casas estão recebendo água, sendo que 1.400 já estão funcionando a partir de hoje para resolver o problema da água em Santo Antônio do Tauá. Com esse reservatório, poderemos ampliar o serviço e atender a diversas comunidades e bairros, porque o reservatório foi pensado para o hoje, mas principalmente para o amanhã e o crescimento de Santo Antônio do Tauá”, frisou o governador.Reservatório que integra o sistema de abastecimento em Santo Antônio: investimento do Estado em saneamento e saúde

Com um investimento de R$ 8.697.109,11, o sistema de abastecimento de água beneficiará 30.488 habitantes, por meio de captação de dois poços, que foram construídos, e um reservatório de 1.000 metros cúbicos, com uma rede de distribuição de 10.222,5 metros, atendendo aos bairros do Pina, Barro Branco, Barcelona, da Quinta, Churupita e Sol Nascente.

Retomada - Durante a entrega, o secretário Ruy Cabral conheceu as instalações com a equipe técnica, e destacou a importância do reservatório para a população. “Essa obra é uma demanda parlamentar do deputado federal José Priante, do ano de 2011,quando havia direcionado para o município, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e por muito tempo esteve paralisada, sendo retomada e priorizada na atual gestão. Hoje, nós estamos concluindo o sistema de abastecimento de água, que deve atender a seis bairros, beneficiando cerca de 30 mil pessoas de forma direta. O sistema compreende captação e reserva de um milhão e meio de litros, e a distribuição. Isso era um sonho, uma demanda que há muito se esperava, e hoje nós temos instalados 1.300 pontos já devidamente recebendo essa água, e estaremos dando encaminhamento para as demais famílias que estão incluídas neste programa”, informou o titular da Sedop.

Morador Moisés Medeiros destaca a qualidade da águaA obra estava paralisada há anos e foi retomada pelo governo do Estado, reforçando o compromisso com a saúde da população de Santo Antônio do Tauá, proporcionando uma rede de água tratada e de qualidade. Um dos moradores beneficiados é o estudante Moisés Medeiros, 19 anos. “É muito importante, pois teremos água melhor, boa”, disse o estudante.

Para o secretário adjunto de Gestão e Desenvolvimento, Valdir Acatauassú, “essa obra em Santo Antônio do Tauá vem ao encontro das ações do governo do Estado em favor do saneamento, para atender ao máximo de gente possível no Estado”.