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EDUCAÇÃO PÚBLICA

Seduc realiza formação de professores e equipe pedagógica da 5ª USE

A programação de acolhimento aos docentes e equipe técnico-pedagógica abordou o tema “Entre Saberes: Socialização de Práticas Inclusivas”

Por Governo do Pará (SECOM)
18/03/2022 16h14

A programação foi realizada na Escola Estadual Brigadeiro FontenelleEm continuidade ao planejamento educacional para o calendário letivo de 2022, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu nesta quinta-feira (17) uma formação continuada para professores e equipe técnico-pedagógica vinculada à 5ª Unidade Seduc na Escola (USE). Com o tema “Entre Saberes: Socialização de Práticas Inclusivas”, a programação faz parte do primeiro encontro presencial de educadores que lecionam em 11 escolas, para mais de 7 mil alunos.

Realizada na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, em Belém, o evento iniciou com a palestra “Cuidando de si, para cuidar do outro”, ministrada pela professora Maria Luiza Aquime, em parceria com a Clínica de Psicologia da Universidade da Amazônia (Unama). Em seguida, a Coordenação de Educação Especial da Seduc (Cooes) debateu sobre legislação atual para alunos, público-alvo do setor.Palestrante Maria Luiza Aquime

Também foram ministradas oficinas por professores de unidades escolares pertencentes à 5ª USE, que atuam nas Salas de Atendimento Educacional Especializado (SAEE). O objetivo foi possibilitar para outros educadores de turmas regulares a adaptação do suporte para o aluno que necessita de tratamento particularizado.

Acolhimento - De acordo com o gestor da 5ª USE, Jones Barros, “esta é uma iniciativa importante porque acolhe e recebe os nossos professores neste início do ano letivo de 2022, os quais necessitam de atenção e muitos esforços para superar ou minimizar os impactos causados pela pandemia (de Covid 19) na educação, especialmente aos nossos alunos. Portanto, a gente está cumprindo o papel de promover o desenvolvimento da educação nas escolas por nós jurisdicionadas”.

Ele destacou, ainda, que as temáticas trabalhadas durante a formação resultam de encontros passados com os educadores, os quais opinaram e decidiram o conteúdo programático a ser discutido. “Em janeiro, elaboramos várias reuniões no Google Forms para cada modalidade de ensino. eunimos a equipe da Educação Especial para escutar suas necessidades e questões que pudessem ser abordadas nos ciclos de diálogos, que são trabalhados pela nossa USE durante todo o ano letivo”, complementou Jones Barros.

Texto: Yasmin Seraphico e Vinícius Leal - Ascom/Seduc