Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

'Conectando Arquivos' incentiva troca de conhecimentos entre instituições

Ação do Arquivo Público, no município de Bragança, contou uma programação voltada para o intercâmbio entre arquivos municipais

Por Iego Rocha (SECULT)
18/03/2022 15h36

O município de Bragança, nordeste do Estado, recebeu mais uma ação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e do Arquivo Público do Estado, órgão vinculado à Secult. O projeto “Conectando Arquivos” contou com programação, nos dias 17 e 18 de março, e promoveu um intercâmbio de conhecimentos entre arquivos públicos municipais, sobre a gestão documental por meio de palestras, exposições e rodas de conversa.

A programação do primeiro dia contou com a abertura da exposição “Acervos Integrados: a Bragança nos documentos históricos”, que traz diversos registros sobre o município chamado carinhosamente de a Pérola do Caeté. O acervo é composto por documentações do Arquivo Público do Estado, Arquivo Público Municipal e do Laboratório de História da Universidade Federal do Pará (UFPA, campus Bragança). Além disso, as duas instituições da cidade receberam visita guiada do público presente durante os dois dias.

Segundo o diretor do Arquivo Público do Estado, Leonardo Torii, o objetivo do projeto é promover um intercâmbio com instituições de guarda de documentos e de fato conectá-las. "A intenção é prestar uma assessoria técnica, fazer ações integradas como exposições, oficinas, palestras no sentido de conhecer o interior do Estado, e principalmente a necessidade em termos arquivísticos”, explica. O diretor também acrescenta que o “Conectando Arquivos” deve chegar a outros municípios como Barcarena, Vigia, Curuça e Cametá.

O historiador da Secretaria de Cultura de Bragança, Carlos Machado, destaca a importância da parceria entre o Arquivo Público do Estado e o de Bragança, que contém documentos históricos importantes, dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.

“Essa ação é importantíssima porque interage entre diferentes instituições, e também por conta da importância do município de Bragança, uma cidade que já tem uma história bastante consolidada. Temos um patrimônio de documentos históricos importantes, além de ter um arquivo público municipal que precisa mostrar sua documentação. Essa parceria vai trazer frutos para que possamos buscar novas conexões e trazer visibilidade para a história do município”, destaca o historiador.

Para a bióloga Kelle Cunha, que participou da roda de conversa “Proteger, Inventariar e Difundir: As experiências em Patrimônios Históricos”, realizada na UFPA do campus Bragança, a experiência inova por abordar temáticas voltadas para o patrimônio local. “Eu vim em busca de conhecimento, algo novo, não sou da área, mas desenvolvo alguns projetos relacionados à museologia, então meu intuito foi de aprender. Conheci mais sobre os conceitos de Inventário, acervo ou um arquivo. Adorei ter participado”, ressaltou.

*Texto de Gabriel Marques / Ascom Secult