Reunião com gestores das Eetepas celebra melhorias na rede estadual
Lei 9.104, publicada em 2020, transferiu a gestão das Eetepas da Secretaria de Educação (Seduc) para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet)
Na tarde da última quinta-feira (17), representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), chefiados pelo titular, Carlos Maneschy, reuniram-se com diretores e equipes gestoras da rede de educação profissional e tecnológica do Estado na sede do Conselho Estadual de Educação, em Belém.
Na ocasião, foram pontuadas questões como situações estruturais e administrativas. Além disso, foram esclarecidas dúvidas acerca de processos seletivos e certificados de notório saber. Os gestores também aproveitaram a ocasião para agradecer o titular da Sectet pelo constante apoio e rápido auxílio, além das grandes melhorias realizadas na rede.
“Hoje é um dia ímpar para que possamos testemunhar não só os desafios, mas as conquistas que já tivemos quando passamos para a Sectet. Isso vai de questões estruturais as de suporte de pessoal. Os desafios são grandes, mas confiamos na equipe para que a educação profissional do estado se torne uma referência nacional”, declarou a diretora da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) de Salvaterra, Gisele Abdon.
Para a diretora da Escola Vilhena Alves, Vânia Carneiro, as mudanças ocorridas com a troca de gestão das Eetepas foram transformadoras. “Não só pela reforma física, a mudança nos atingiu de forma a querer melhorar a escola, os funcionários se uniram para melhorar a escola. Vislumbramos lá adiante que podemos melhorar a formação dos alunos”, ressaltou a diretora, que comemorou a captação de 500 novos alunos para a escola.
Nova gestão
No dia 17 de julho de 2020, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a Lei 9.104, que transferiu a gestão das Eetepas da Secretaria de Educação (Seduc) para a Sectet. A mudança possibilitou a intensificação da integração do ensino médio regular a uma educação profissional e tecnológica, dentro da rede de escolas técnicas já existentes. Durante esse período, a Sectet vem implantando melhorias estruturais, pedagógicas e de pessoal nas escolas, além de manter o diálogo constante com o corpo docente e discente.