Militares e civis doam sangue para elevar número de coletas na capital paraense
Várias frentes de ações estão sendo realizadas pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) em parceria com instituições públicas e privadas. O objetivo é restaurar o estoque de sangue e atender satisfatoriamente a demanda da rede hospitalar do Estado. Na manhã da terça-feira (30), mais de 30 policiais, do curso de Formação da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), da Polícia Militar do Estado, doaram sangue, voluntariamente, na sede do hemocentro, em Belém.
Presente na ação, o coronel Rosivaldo da Conceição, comandante do Comando de Missões Especiais da Policia Militar, liderou o grupo nesse ato solidário. “Esse é um ato de extrema importância, por isso estamos aqui dando continuidade a esse tipo de ação que é realizada periodicamente. É uma forma de contribuir com a sociedade, não somente de forma repreensiva e preventiva, mas também nesse ato de responsabilidade social que é doar sangue”, comentou ao observar que ele, ou qualquer combatente da tropa, ou ainda, pessoas próximas deles, podem vir a precisar de transfusão.
Estação Cidadania Icoaraci - A população de Icoaraci e arredores também contribui para reforçar o banco de sangue da Fundação que está enfrentando uma baixa de 30% do número de coletas de bolsas de sangue. Para tanto, desta quarta-feira (31) até o dia 1º de novembro, a equipe do hemocentro estará, no ponto de coleta de sangue e cadastro de medula óssea. A ação acontece de 8h às 13h, dentro da Estação Cidadania de Icoaraci, que fica na Rua Lopo de Castro, número 78, bairro da Agulha. A meta é de 60 comparecimentos/dia.
Para ser um candidato à doação de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.
Serviço: A coleta de sangue no Distrito de Icoaraci será de 30 de outubro ao dia 1º de novembro, dentro da Estação Cidadania Icoaraci (Lopo de Castro, 78); sempre de 8h às 13h. As doações de sangue podem ser feitas: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h, tanto na sede do Hemopa (Padre Eutíquio, 2109) quanto na Estação de Coleta Castanheira (acesso ao Pórtico Metrópole). De segunda a sexta-feira, de 10h às 17h, na Estação de Coleta Pátio Belém, no primeiro piso do Shopping Pátio Belém, dentro da Estação Cidadania. Mais informações: 0800 280 8118.