Eetepa de Cametá, no Baixo Tocantins, inicia ano letivo 2022
O Centro faz parte da rede de Escolas de Ensino Técnico do Estado sob a gestão da Sectet desde o ano de 2020
O titular da Sectet, Carlos Maneschy, na abertura do ano letivo do Centro Integrado de Educação, em Cametá O titular e a adjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), respectivamente, Carlos Maneschy e Edilza Fontes, acompanhados de servidores da secretaria, estiveram, no dia 16 deste mês, no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins, no município de Cametá. O Centro faz parte da rede de Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas) sob a gestão da Sectet, desde o ano de 2020.
Na oportunidade, eles participaram de evento que marcou o início do ano letivo com a palestra “Os desafios da (re) organização do ensino técnico e tecnológico no contexto das Eetepas/Sectet”, proferida pelo secretário Maneschy. O titular da Sectet lembrou das melhorias estruturais realizadas na escola, mas destacou que o principal desafio para as escolas atualmente é acompanhar as transformações tecnológicas que ocorrem no mundo.
“Eu, quando vim aqui pela primeira vez, disse que iríamos climatizar toda a escola e está acontecendo. Ainda vamos reformar todos os espaços, isso melhora a autoestima de quem trabalha e estuda nela. Reestruturar o prédio é importante, mas não é o maior desafio. Se o mundo se transforma de forma célere, precisamos colocar as escolas preparadas para este mundo, formar alunos preparados para o novo mundo, o grande desafio é tecnológico, didático, as escolas não podem fazer mais do mesmo. Não dá mais para ter escolas repetindo o modelo didático de cem anos atrás”, ressaltou.
Algumas mudanças já podem ser observadas por quem frequenta a escola, como a aluna do cursos de nutrição dietética, Dayany Gomes do Santos, que já realizou outro curso na Eetepa anos atrás. “Eu pude acompanhar as mudanças que ocorreram tanto na questão estrutural quanto de apoio, estamos vendo professores e equipe técnica totalmente motivados por essas parcerias que foram chegando, conseguimos ver a escola totalmente transformada, isso estimula a comunidade como um todo. Aqui os jovens poderão ter uma formação de qualidade”, comemorou.
Entre os servidores, a sensação é a mesma, como afirma o professor Diego. “Importante essa aproximação, estamos vindo de um período que não foi fácil para os professores, esse período de pandemia, de aulas on line. A Sectet vem com esta proposta de aproximação, o auditório foi reformado, salas de aula climatizadas, tudo isso vem contribuir, melhorando a qualificação dos alunos. Agradecemos muito à Sectet por todo esse apoio”.