Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Treinamentos e capacitações contribuem para melhoria contínua do atendimento no Regional da Transamazônica

Unidade adota diversas estratégias para manter seus colaboradores, de diversas as áreas de atuação, atualizados e engajados

Por Governo do Pará (SECOM)
16/03/2022 16h02

A oferta de treinamentos em uma instituição possibilita que os colaboradores adquiram conhecimento e possam desenvolver suas habilidades para desempenhar melhor as tarefas no dia a dia.

Compor uma equipe altamente qualificada requer dedicação e a criação de um plano de aprimoramento contínuo. É o que acontece no Hospital Regional Público da Transamazônica, unidade que pertence ao Governo do Pará, em Altamira, sudoeste do Estado.

Profissionais destaque em treinamentosO Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade é responsável pela promoção e qualificação dos profissionais, associadas às competências do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que tem como foco o resultado e gestão de pessoas.

No ano passado, foram realizadas mais de 36 mil horas de treinamentos voltados para os colaboradores da assistência, setor administrativo e de apoio. Esses treinamentos, depois de realizados, possuem uma Ficha de Reação, onde é possível que o colaborador possa avaliar a metodologia e o facilitador responsável pela capacitação.

Equipe do NEP - ComunicaçãoDe acordo com Shayne Pinheiro, coordenadora do NEP, investir na aprendizagem é, também, uma maneira de reter talentos e valorizar os profissionais. “Esses fatores influenciam na melhoria do ambiente de trabalho e no aumento da motivação e produtividade dos colaboradores”, afirma a gestora.

Um dos treinamentos de destaque, com diversas avaliações positivas, foi o Curso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizado em setembro de 2021. A capacitação teve como objetivo melhorar o atendimento a pessoas com deficiência auditiva na unidade.

“Assim, avançamos na promoção de uma saúde segura, de qualidade e acessibilidade aos nossos pacientes e acompanhantes”, explica Lucas Souza, assistente de Treinamento e Desenvolvimento do HRPT.

Destaques em treinamentos

Anualmente, o NEP realiza o evento “Destaques em Treinamentos”, reconhecimento que atesta a dedicação dos colaboradores. Os critérios avaliativos envolvem interação, carga horária e participação em capacitações.

Pela segunda vez, o agente de portaria, Marcos Lima, foi um dos dez colaboradores selecionados para receber o reconhecimento. “Isso só prova que estou no caminho certo e que a dedicação do meu trabalho contribui para o melhor atendimento dos nossos pacientes e acompanhantes”, celebra Marcos.

O Hospital Regional Público da Transamazônica presta atendimento humanizado e de qualidade, em média e alta complexidades por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), no interior do Estado.

A unidade, que é referência para os habitantes dos nove municípios que fazem parte da Região do Xingu, possui a certificação ONA 3 - Acreditado com Excelência. Trata-se do mais alto nível de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais respeitadas do mercado de saúde no Brasil.

Texto: Karine Sued de Oliveira