Operação 'Tapajós' apresenta balanço com mais de 1.700 abordagens a pessoas e veículos
As ações de combate à criminalidade ocorreram em municípios da 15ª Região Integrada de Segurança Pública
No período de 10 a 13 de março, com o objetivo de reduzir indicadores de criminalidade nos municípios da 15ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp-Tapajós), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou a Operação “Tapajós”, em conjunto com órgãos de segurança do Estado e dos municípios de Itaituba e Rurópolis.
A operação é um desdobramento da segunda fase do Projeto “Segurança Por Todo o Pará”, coordenado pela Segup, que visa interiorizar as medidas executadas com êxito na Região Metropolitana de Belém, além de atender demandas do interior a partir das sugestões dos comandos locais, descentralizando a gestão.A operação atende às principais demandas regionais no combate à criminalidade
O lançamento da Operação “Tapajós” ocorreu em Itaituba, sede da Risp, e percorreu o município de Rurópolis com ações envolvendo cumprimento de mandados de prisão, combate a crimes de roubo e furto de veículos, fiscalização de vias e reforço do policiamento nos municípios.
A ação integrada visou, ainda, a fiscalização e ao cumprimento do Decreto Estadual nº 2044, bem como combater irregularidades em horários e permissões nos estabelecimentos comerciais e casas noturnas.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a integração entre as agências é o primeiro resultado obtido com a operação, que já passou pelas Risps Carajás e Xingu. “Estamos atuando muito fortemente, de forma integrada, com todos os equipamentos, efetivos disponíveis e necessários para atuar nas regiões, focando em um planejamento feito com gestores locais e regionais para que a gente possa realmente atingir o objetivo traçado por eles. O governo dá o suporte para quem estar na ponta fazer seu trabalho. E mais uma vez a Operação Tapajós foi muito exitosa no sentido de ter obtido números muito positivos no combate à criminalidade”, ressaltou Ualame Machado.Mais de 800 pessoas foram abordadas pelos agentes
Balanço - Entre as ações realizadas em Itaituba, destacam-se 880 abordagens a transeuntes e 866 a veículos, contabilizando ainda nove prisões, 14 flagrantes lavrados, 10 objetos apreendidos, oito armas apreendidas, 17 munições apreendidas e quatro veículos recuperados.
Ainda durante a Operação “Tapajós”, 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, 22 escapamentos recolhidos, 78 perícias realizadas, 123 veículos removidos, 266 autos de infração lavrados e 62 estabelecimentos fiscalizados.
As ações são executadas por agentes das polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), órgãos municipais de trânsito e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Demandas regionais - Descentralizando a gestão, o Programa “Segurança Por Todo o Pará” visa levar representantes da segurança pública estadual às sedes das Risps para identificar as principais demandas da região. No ano passado, o programa percorreu 13 das 15 Regiões Integradas para debater as demandas. A segunda fase foi iniciada em fevereiro deste ano.Abordagem de agentes do Detran na orla de Itaituba
Outros resultados estão sendo obtidos no combate à criminalidade. A Operação “Xingu”, que no último domingo (13) encerrou a Etapa Anapu, registrou 78 autos de infração lavrados, 10 prisões, 10 flagrantes lavrados, 11 escapamentos recolhidos, 172 veículos abordados (23 removidos) e fiscalização em 18 estabelecimentos, dos quais oito foram notificados.
Texto: André Macedo - Ascom/Segup