Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNIDADE

TerPaz realiza seleção de recenseadores para o projeto "Cartografia Participativa"

Moradores de três bairros atendidos pelo Territórios pela Paz ajudarão no processo de identificação das demandas de cada território

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
15/03/2022 13h00

Equipes do “Territórios Pela Paz” (TerPaz) iniciam, na quarta-feira (16), mais um calendário de seleção de interessados em participar do Projeto "Cartografia Participava", em três bairros atendidos pelo programa. O objetivo é escolher representantes dos territórios para que possam ajudar a identificar as necessidades sociais de cada um. A iniciativa já passou pelo Bengui, Cabanagem, em Belém; Icuí-Guajará, em Ananindeua; e Nova União/São Francisco, no município de Marituba. Agora é a vez do Guamá, Jurunas e da Terra Firme.

A "Cartografia Participativa" é o desenvolvimento de um mapa social de todos os territórios atendidos pelo TerPaz, com ênfase em iniciativas comunitárias nos temas da educação, cultura, esporte, redes coletivas, questão de gênero, orientação sexual e juventude. É realizado em parceria com o Coletivo Tela Firme, que ajuda na escolha dos recenseadores de cada bairro, os quais são responsáveis por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Esses representantes, que também devem residir no território a ser mapeado, passam por um processo de triagem e, após a escolha, de oficinas que irão capacitá-los para a realização do trabalho final. Em princípio serão seis recenseadores por território, que vão identificar em cada localidade a realidade e a necessidade dessas ações sociais.

Delma Braga, gestora do território Jurunas na Seac, explica a importância de todo esse trabalho, “Como um dos principais objetivos do TerPaz é conhecer a população, esse trabalho de detalhamento dos bairros faz com que as nossas equipes consigam enxergar melhor as necessidades dessas comunidades e assim elaborarmos mais políticas públicas que os atendam.”

Critérios:

– Ser morador do bairro, ter conhecimento e/ou atuação nas ações sociais locais;

 – Ter idade mínima de 18 anos;

 – Possuir o Ensino Médio completo;

 – Ter conhecimento e habilidades no uso de aplicativos na web (Google Forms) e em telefonia móvel;

– Não trabalhar de carteira assinada

Na seleção o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

 – Comprovante de vacinação;

 – Comprovante de residência;

 – Documento de identidade oficial com foto;

 – CPF;

– Declaração de comprovação do Ensino Médio

 

 

Serviço:

Quarta-feira (16)

Bairro do Guamá, das 08 h as 12 h, no Lar Fabiano de Cristo. 

Bairro do Jurunas, das 13 h as 17 h, na EEEFM Prof. Camilo Salgado

 

Quinta-feira (17)

Bairro da Terra Firma, das 08 h as 12 h, na EEEF Mateus do Carmo.

Texto: Raiana Coelho/Ascom Seac