TerPaz realiza seleção de recenseadores para o projeto "Cartografia Participativa"
Moradores de três bairros atendidos pelo Territórios pela Paz ajudarão no processo de identificação das demandas de cada território
Equipes do “Territórios Pela Paz” (TerPaz) iniciam, na quarta-feira (16), mais um calendário de seleção de interessados em participar do Projeto "Cartografia Participava", em três bairros atendidos pelo programa. O objetivo é escolher representantes dos territórios para que possam ajudar a identificar as necessidades sociais de cada um. A iniciativa já passou pelo Bengui, Cabanagem, em Belém; Icuí-Guajará, em Ananindeua; e Nova União/São Francisco, no município de Marituba. Agora é a vez do Guamá, Jurunas e da Terra Firme.
A "Cartografia Participativa" é o desenvolvimento de um mapa social de todos os territórios atendidos pelo TerPaz, com ênfase em iniciativas comunitárias nos temas da educação, cultura, esporte, redes coletivas, questão de gênero, orientação sexual e juventude. É realizado em parceria com o Coletivo Tela Firme, que ajuda na escolha dos recenseadores de cada bairro, os quais são responsáveis por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. Esses representantes, que também devem residir no território a ser mapeado, passam por um processo de triagem e, após a escolha, de oficinas que irão capacitá-los para a realização do trabalho final. Em princípio serão seis recenseadores por território, que vão identificar em cada localidade a realidade e a necessidade dessas ações sociais.
Delma Braga, gestora do território Jurunas na Seac, explica a importância de todo esse trabalho, “Como um dos principais objetivos do TerPaz é conhecer a população, esse trabalho de detalhamento dos bairros faz com que as nossas equipes consigam enxergar melhor as necessidades dessas comunidades e assim elaborarmos mais políticas públicas que os atendam.”
Critérios:
– Ser morador do bairro, ter conhecimento e/ou atuação nas ações sociais locais;
– Ter idade mínima de 18 anos;
– Possuir o Ensino Médio completo;
– Ter conhecimento e habilidades no uso de aplicativos na web (Google Forms) e em telefonia móvel;
– Não trabalhar de carteira assinada
Na seleção o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
– Comprovante de vacinação;
– Comprovante de residência;
– Documento de identidade oficial com foto;
– CPF;
– Declaração de comprovação do Ensino Médio
Serviço:
Quarta-feira (16)
Bairro do Guamá, das 08 h as 12 h, no Lar Fabiano de Cristo.
Bairro do Jurunas, das 13 h as 17 h, na EEEFM Prof. Camilo Salgado
Quinta-feira (17)
Bairro da Terra Firma, das 08 h as 12 h, na EEEF Mateus do Carmo.
Texto: Raiana Coelho/Ascom Seac