Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

'Pará Pet' inicia inscrições para castração de animais nesta quarta

Programa inédito, no Estado, garante gratuitamente o procedimento para cães e gatos de tutores de baixa renda

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
15/03/2022 12h54

Uma das 3 unidades móveis do Pará Pet que busca evitar a procriação descontrolada de cães gatosA partir desta quarta-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Fundação ParáPaz, inicia o pré-cadastro na Região Metropolitana de Belém para castração de cães e gatos através do “Pará Pet”, programa inédito, no Estado, que garante gratuitamente o procedimento para os animais de tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica e, ainda, para animais de abrigos. 

Para que o serviço beneficie somente as pessoas que não têm condições de arcar com as despesas do serviço veterinário, é imprescindível que a renda familiar seja de até três salários mínimos. Não há limite no número dos animais para atendimento nem distinção de gato e cachorro. Todos os bichos poderão ser cadastrados, obedecendo os pré-requisitos. 

CADASTRO- Para realizar o cadastro, o tutor precisa apresentar cópias do RG; CPF; e ainda comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Número de Identificação Social (NIS) atualizado. 

Do cão e gato, deve-se apresentar o exame de hemograma; o animal tem de ter entre 6 meses a 5 anos de idade; peso acima de 1 kg para os felinos e 1.6 kg para os caninos e apresentar boa condição de saúde. Em caso de esterilização de fêmeas, elas não podem estar em período gestacional. O programa ressalta ainda que é importante lembrar que, neste primeiro momento, não é necessária a presença do animal. 

Após análise do cadastro, os procedimentos serão marcados obedecendo a demanda de cada uma das três unidades, ou seja, de até 40 por dia e até 3 mil por mês. Os tutores serão previamente avisados do local e horário que a unidade móvel estará para levar o animal. 

Abrigos de proteção animal e Organizações da Sociedade Civil (OSC) também serão contemplados. Devido às questões burocráticas, é necessário contato pelo e-mail: [email protected] 

LOCAIS PARA O CADASTRO: 

DAS 9h às 16h: 

- UsiPaz Icuí - Guajará - Estrada do Icuí-Guajará - Icuí-Guajará, Ananindeua - PA
- Polo ParáPaz Cabanagem (Escola José Valente) - Estr. do Benjamin, 3ª - Cabanagem
- UIPP Distrito Industrial - Rua Zacarias de Assunção, s/n
- Polo ParáPaz Hidroviário (Terminal Hidroviário de Belém) - Av. Mal. Hermes, 901 150 - Umarizal
- ParáPaz Mulher/Deam Belém - Tv. Mauriti, 2393 - Marco
- ParáPaz Mulher/Deam Ananindeua- Tv. We-31 (Cj. Cidade Nova V), 1112 - Cidade Nova, Ananindeua.
- Polo ParáPaz IESP Marituba - Rod. BR 316, Km 13 - Bairro Centro, Marituba - PA
- Unidade Social ParáPaz (a partir de segunda-feira, 21) - Avenida José Bonifácio, 267 - Fátima

Das 10h às 17h:

- Shopping Metrópole Ananindeua (Estação Cidadania) - Rod. BR 316, nº 4.500, Km 04 - Coqueiro
- Shopping Bosque Grão Pará (Estação Cidadania) - Avenida Centenário, 1052 - Mangueirão

Pará Pet- O Programa Estadual de Castração de Cães e Gatos quer evitar a procriação descontrolada e a propagação de zoonoses, doenças que oferecem risco de contaminação aos humanos.