Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO TÉCNICO

Eetepa Salvaterra entrega certificados de conclusão de curso a 160 estudantes

Gestores ressaltaram a a importância do investimento na formação para o desenvolvimento regional

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
15/03/2022 09h34

A noite do último sábado (12) foi especial para 160 estudantes que receberam os certificados de conclusão de cursos da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) em Salvaterra, no arquipélago do Marajó. A cerimônia contou com a presença de familiares, equipe da escola e autoridades estaduais e municipais.

“Mesmo já tendo participado de inúmeros eventos de formatura, para mim é sempre um momento de grande satisfação. Muito me toca ver nas expressões dos formandos o brilho de felicidade e esperança que a educação traz para a vida de cada pessoa e de seus familiares. Sinto-me privilegiado em poder participar desse momento marcante na vida das pessoas de Salvaterra”, declarou o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy. Há dois anos a Sectet assumiu a gestão do ensino técnico do estado.

A estudante Eliziane Mattos Figueiredo, técnica em secretaria escolar, foi homenageada no evento como exemplo de força e superação. Ela falou sobre a experiência com a Eetepa e o apoio que teve de toda a equipe da escola para concluir o curso, ao mesmo tempo em que fazia tratamento de saúde.

“Meus professores foram incansáveis, pacientes demais. Tinha dias em que eu chegava muito fraca na Eetepa e os professores me levavam para o hospital. Eu dizia para mim mesma que um dia iria vestir esta beca e hoje estou aqui. E estou trabalhando na minha área”, contou, emocionada, Eliziane Mattos, que trabalha numa escola em Soure, onde mora.

Compromisso

O secretário regional de Integração do Marajó, Jaime Barbosa, destacou que a educação é a ferramenta que transforma a sociedade e ressaltou o compromisso do Governo do Estado em investir em oportunidades de formação e qualificação profissional para os moradores da região.

“Hoje o governo se faz presente em todos os municípios do Marajó. São muitos investimentos, principalmente para área da educação. Nós formamos técnicos em várias áreas e vão chegar também em cursos de nível superior”, disse o secretário regional, referindo-se ao "Forma Pará", programa do Governo do Estado que leva cursos de graduação e pós-graduação para todos os municípios paraenses.

Reiterando a importância do investimento na formação para o desenvolvimento regional, o secretário municipal de Educação de Salvaterra, Klébson Salgado Glória, falou da reunião de esforços do poder público estadual, municipal e de empresas locais, em um processo de parcerias que contribuem para o fortalecimento do ensino público.

“Essa parceria é importante para termos uma educação de qualidade. Agradecemos ao Governo do Estado e à Sectet, que está fazendo um excelente trabalho tanto na infraestrutura da escola como na área pedagógica. Isso demonstra o compromisso de todos com a educação”, declarou Klébson Glória.

Infraestrutura 

O coordenador de ensino técnico da Sectet, José Neto, referiu-se ao investimento na infraestrutura da Eetepa Salvaterra, que está sendo reformada.  "Nestes dois anos em que assumimos o ensino técnico, temos nos esforçado para melhorar as estruturas das escolas e dar mais conforto para alunos e servidores. O governo está trabalhando para que vocês possam voar cada vez mais alto", disse José Neto.

A diretora da Eetepa Salvaterra, Gisele Abdon, prestou homenagem pelo Dia Internacional da Mulher e ressaltou a força de vontade e dedicação da aluna Eliziane. Ela destacou a parceria de prefeitos dos municípios vizinhos no apoio às atividades da escola e agradeceu às ações do Governo do Estado na melhoria das condições de ensino. "Hoje a escola está toda climatizada. Vemos o governo comprometido com a educação, trazendo inclusive o ensino superior até nós. Temos direito a políticas públicas eficientes e que cheguem onde são necessárias", enfatizou a diretora.