Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E SEGURANÇA

UsiPaz de Marituba entra na fase de acabamento para ser entregue à população

O complexo de cidadania vai oferecer mais de 80 serviços gratuitos, de capacitação técnica e profissionalizante a atendimento médico e odontológico

Por Carol Menezes (SECOM)
14/03/2022 20h21

A UsiPaz construída no bairro Nova União será integrada ao Programa Territórios Pela PazNa iminência de ser entregue à população, em fase de acabamento, a Usina da Paz de Marituba, no bairro Nova União, será a terceira unidade a entrar em funcionamento na Região Metropolitana de Belém. A UsiPaz será integrada ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que associa ações nas áreas de Segurança Pública, Promoção Social e Cidadania.

O complexo de cidadania, localizado na Rua Bom Sossego, vai oferecer mais de 80 serviços gratuitos, de segunda a sexta-feira, das 08 às 22h; aos sábados, de 08 às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, irá funcionar de acordo com as demandas da comunidade e/ou pelas Secretarias e Fundações para a realização de eventos.

Os serviços gratuitos serão executados por órgãos estaduais e entidades parceiras. Há espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. A UsiPaz de Marituba resulta da parceria governo do Estado e a mineradora Vale, responsável pelas obras físicas.A UsiPaz de Marituba é a terceira a ser entregue à população

"Estamos resgatando e garantindo a presença permanente do Estado, com a atuação intensa e multissetorial de secretarias e órgãos governamentais, e, ao mesmo tempo, inserindo um conceito novo de segurança pública, realizada pela Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social) e pelas polícias - que vêm fazendo um trabalho excelente aqui no Estado, reduzindo os índices de violência e de criminalidade -, mas também pela rede social do governo, se qualificando e se sustentando pela inclusão social e pela geração de oportunidades para os membros das comunidades", destaca Ricardo Balestreri, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

Expectativa - Elisangela Moraes, moradora de Marituba há 43 anos, confirma as expectativas pela entrega da terceira Usina da Paz. "A gente nunca viu algo tão grandioso acontecer aqui. Para os moradores é maravilhoso, porque vai ser algo para todos os bairros, todas as pessoas. Eu, com certeza, vou querer fazer cursos de culinária. Vou me matricular", adianta.Incentivo à leitura e à cultura integra as diretrizes do complexo de cidadania

A secretária de Assistência Social do município, Adriana Queiroz, também está ansiosa pelo funcionamento da Usina. "Estamos muito felizes de poder contar com um espaço grandioso. Já estamos encantados em ver tudo ficando pronto. Nossas demandas são muito grandes, e a UsiPaz vai ajudar muito, trazendo a esperança de um futuro melhor, de cursos, de aprendizado, de pais e filhos crescendo juntos. É um sonho realizado", reforça.

Resultados - O Programa Territórios pela Paz foi implantando nos bairros Nova União e São Francisco, no município de Marituba, em agosto de 2019. Em 2018, o município integrou o ranking das 100 cidades mais violentas do País, formulado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O município apareceu em 16º lugar, com a taxa de 84,5 homicídios por 100 mil habitantes.Espaço para a prática de esportes, uma das muitas atividades que serão oferecidas gratuitamente na UsiPaz

Desde então, com a presença ostensiva das forças de segurança, como um dos braços do TerPaz, os índices de criminalidade e violência caíram drasticamente, mudando a realidade local, com a presença efetiva do Estado e a oferta de ações de cidadania, educação, saúde, formação profissional, acesso a emprego e renda, cultura, lazer e infraestrutura.

No primeiro ano de existência, o TerPaz Marituba realizou mais de 29 mil atendimentos e registrou uma redução de 54% dos crimes violentos de lesão intencional (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte), uma das maiores taxas entre as regiões atendidas pelo TerPaz.

O programa chegou ao segundo ano, em agosto de 2021, com 49.729 atendimentos realizados. Os dados mais recentes, que incluem os anos de 2019, 2020 e 2021, totalizam 55.372 atendimentos.