PC participa de campanha nacional e investiga crimes contra a mulher
No Pará, a operação nacional 'Resguardo' resultou na abertura de 1.323 inquéritos instaurados pela Polícia Civil
Equipe da Polícia Civil em ação pela operação Resguardo, no Pará, onde foram concluídos 348 inquéritosComo parte das ações referentes à programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de Março, a Polícia Civil do Pará participou da operação nacional "Resguardo". No País, a ação foi coordenada pela Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, em cerca de 1,8 mil cidades dos 26 estados e do Distrito Federal (DF). Na pauta, o combate a crimes de violência contra mulheres, por meio de ações coordenadas das Polícias Civis, entre os dias 7 e 8, deste mês.
No Pará, os dados finais da operação "Resguardo" mostram que 1.323 inquéritos foram instaurados pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams). Destes, 348 foram concluídos. Além disso, 1.052 vítimas foram atendidas, 7 vítimas resgatadas, 566 medidas protetivas de urgência foram solicitadas/expedidas, 37 pessoas foram presas, 8 mandados de busca e apreensão foram realizados e 11 mandados de prisão foram cumpridos.
Durante a Operação Resguardo, agentes da PC resgataram sete mulheres vítimas de violênciaO delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, destacou a importância das ações a favor da segurança da mulher. "A Polícia Civil não tem medido esforços para cada vez mais ampliar a rede integrada de proteção à mulher. Nosso objetivo é garantir que cada vez mais a mulher seja respeitada e que a violência doméstica seja combatida com toda a rigidez que o tema merece”, afirmou.
A delegada, Ariane Melo, titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (Dav) da Polícia Civil, também destacou a importância das ações preventivas, como palestras e rodas de discussão, além das denúncias de qualquer tipo de violência contra a mulher. “É muito importante levar um pouco de conhecimento e esclarecimentos em relação a todo tipo de violência contra a mulher, seja ela física, psicológica, ou mesmo verbal. Nós ressaltamos os nossos canais de denúncias, que podem ser usados de forma anônima e, ainda, disponibilizamos as Unidades Policiais e as Unidades Especializadas em Atendimento à Mulher” destacou a delegada.
Durante o período de atuação, a PC também recebeu 73 denúncias via Disque-Denúncia e realizou 17 palestras informacionais para mulheres.