Fundação Cultural do Pará promove visitas técnicas nas regiões de Integração
As regiões de Integração do Xingu, Baixo Amazonas, Marajó e Tapajós estão agendadas para as próximas visitas das equipes da FCP
Grupo artístico em performance em palco de Belém. As artes têm novas oportunidades com os editais da Fundação Cultural do Pará. O Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), continua a ação de divulgação, orientação e esclarecimentos sobre os editais da Fundação aos municípios paraenses. As próximas visitas estão agendadas para acontecer nas regiões de integração do Xingu, Baixo Amazonas, Marajó e Tapajós.
Nesta última semana, de 7 a 11 de março, as visitas foram às regiões de Araguaia, iniciando em Redenção com a parceria da prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer (Semec), Em seguida, vieram Xinguara, Canaã dos Caraás e Marabá, nas regiões de Carajás do Lago deTucuruí.
A próxima visita acontecerá na região de integração do Xingu, no município de Altamira, nos dias 16, 17 e 18 de março.
No dia 16 de fevereiro passado, os técnicos da FCP se reuniram com os representantes das Associações e Consórcios de Municípios para alinhar o cronograma das visitas. Ao todo, estão sendo apresentados oito editais e, entre eles, estão inclusos o “Boas práticas de leitura e bibliotecas comunitárias”, “Prêmios literários”, Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cutura, com um aporte financeiro de R$ 1 milhão.
A FCP também realizará o Workshop: Adesão, Implementação e Fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura, com o objetivo de incentivar a cultura nos municípios, levando um profissional para abordar o assunto.
A região do Tapajós, que receberia a ação em abril, terá o calendário remarcado por conta do feriado da Semana Santa.
*Texto de Wellyngton Coelho