Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO

Seduc destaca a importância do bibliotecário em ações que fomentam o hábito pela leitura

Secretaria dispõe de 626 bibliotecas escolares e/ou salas de leitura em todo o Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
12/03/2022 20h21

Neste sábado (12) é celebrado o profissional responsável por organizar, catalogar e classificar acervos em bibliotecas, museus e centros de documentações. Instituído em 1980, o Dia do Bibliotecário faz referência ao nascimento do escritor, jornalista e poeta Manuel Bastos Tigre (1882 - 1957), considerado o primeiro bibliotecário concursado do país.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) destaca a importância desses profissionais que promovem orientações, palestras, assessorias e projetos de incentivo à leitura nas unidades escolares da rede pública estadual. Vale lembrar que com a necessidade de acervos digitais, os bibliotecários também realizam transferências de arquivos em âmbito digital e a gestão informativa em banco de dados.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, a Seduc dispõe de 626 bibliotecas escolares e salas de leitura em todo o Pará. “O Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe) é o setor responsável por esses ambientes e conta em seu quadro de servidores com 29 bibliotecários, que atuam de forma itinerante por todas as 18 Unidades Seduc nas Escolas (USEs), nas 22 Unidades Regionais de Educação (UREs) e de forma permanente no prédio-sede da instituição, em Belém.

O Siebe trabalha para mediar a leitura, implantar políticas públicas que fomentem o acesso ao livro que, por sua vez, contribuem para a formação de novos leitores. Além disso, também coordena um importante programa do Governo do Estado, o Credlivro, que garante aos funcionários públicos da rede estadual de ensino um bônus de R$ 200 para aquisição de obras literárias durante a realização da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

Segundo a coordenadora do Siebe, Silvia Cristina Fernandes, diversos assessoramentos e capacitações têm sido realizados com professores de Língua Portuguesa para que possam atuar nas bibliotecas escolares e salas de leitura. O setor também está focado na construção de um trabalho que incentive a leitura para que os professores da rede estadual de ensino e a sede da Seduc, possam dispor de mediadores textuais que trabalhem a proficiência da Língua Portuguesa. 

“Quero parabenizar todos os bibliotecários, destacando a equipe aqui do Siebe, além dos professores que estão lotados nos espaços pedagógicos, nas bibliotecas, salas de leitura e dizer da importância deste momento que nós estamos construindo uma política de leitura para nossas escolas, no estado do Pará”, frisou a dirigente.

Texto: Vinícius Leal/Ascom Seduc