Pais, alunos e professores do Santa Madre participam do Detran nas Escolas
Quando escola e poder público se unem, o resultado só pode ser o melhor possível. Em mais uma edição do projeto Detran nas Escolas, realizado nesta sexta-feira (1º) no Colégio Santa Madre, na Avenida Augusto Montenegro, o órgão estadual levou mensagens educativas para alunos, professores, pais e servidores da instituição.
A participação do Detran com suas atividades lúdicas foi uma solicitação dos professores do sexto ano, que escolheram o tema violência no trânsito para ser trabalhado com os seus alunos durante a tradicional feira cultural denominada de Arte Madre. Os alunos se revezaram nas encenações de esquetes teatrais que contaram com personagens como o anjo, a morte e as vítimas de acidentes de trânsito que morreram depois de cometer imprudências. A intenção foi levar ao público um alerta sobre a fragilidade da vida diante de um acidente no trânsito.
O professor Antônio Neto, um dos idealizadores do projeto, ressaltou que há necessidade de se tratar do tema com os alunos, pois o trânsito é um dos tipos de violência que mais matam no mundo. “A grande mensagem é a de multiplicar, fazer coisas boas. Quando a gente fala de violência, não só do trânsito, é importante que os alunos entendam a importância de se multiplicar o que é repassado”, ressaltou.
A agente de educação do Detran, Luiza Helmer, falou aos alunos e pais sobre a importância de se seguir as regras para evitar novas vítimas. Ela explicou que 80% dos pacientes que dão entrada no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência são oriundos de acidentes de trânsito. “Desses, 70% estavam em motocicleta”.
Ela ressaltou, ainda, a maneira correta de se atravessar a via conduzindo criança, o uso do capacete e do cinto de segurança, a importância de se obedecer ao tempo do sinal durante a travessia, além de pedir o apoio dos pais, alunos e professores para disseminar as orientações de boa conduta no trânsito.
Além de encenações teatrais e palestras, a programação contou com jogos educativos para crianças e adolescentes (trilhas) e demonstração do uso do etilômetro. No próximo dia 9, a Coordenadoria de Educação do Detran estará na Escola Lírios do Campo, em Icoaraci e no município de Santo Antônio do Tauá.