Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Moradoras do Guamá recebem a ação 'Mulher Cidadã' do TerPaz

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
11/03/2022 15h43

Dando continuidade nas ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado, por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), realizou na tarde desta sexta-feira (11), no bairro do Guamá, em Belém, a terceira edição do projeto “Mulher Cidadã”.

A comunidade local pôde usufruir de serviços essenciais como emissão de RG, certidão de nascimento e óbito, atendimento médico, encaminhamento para PCCU, preventivo, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de palestras educativas.

“Essa semana é mais do que especial para nós mulheres e, nada melhor, do que comemorar levando os diversos serviços que o Estado pode ofertar, por meio do TerPaz, para as moradoras desse território. A demanda está sendo muito grande e está fluindo muito bem”, informou a coordenadora do TerPaz no Guamá, Kelly Mendes.

A ação foi realizada no espaço Lar Fabiano de Cristo, localizado na Rua Barão de Igarapé Miri, um dos pólos parceiros do TerPaz, no Guamá. E contou com o apoio da Secretaria de Saúde (Sespa), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Polícia Civil do Pará.

A cuidadora de idoso, Ângela Macedo, mora no bairro e aproveitou para realizar uma consulta. “Já participei de uma ação do TerPaz, mas antes disso eu estava há dois anos aguardando uma ultrassom. E foi na ação de saúde passada que eu consegui rapidinho o direcionamento desse exame. Agora vim aqui nessa ação receber uma orientação e já sai com o encaminhamento. Excelente iniciativa”, disse.

Ângela Macedo, cuidadora de idoso, garantiu encaminhamento para exames médicosJá a estudante Jessica de Araújo foi emitir pela primeira vez a identidade. “Eu morava em Tomé-Açu e lá era muito difícil tirar documento. Então só agora, graças a essa ação, que vou tirar o RG pela primeira, estou muito feliz, está ajudando muito”, comentou.

Para a cozinheira Roseane de Jesus a agilidade no atendimento é o diferencial das ações do TerPaz. “Eu amei, é tão difícil conseguir esses exames no centro, então no meu próprio bairro consegui encaminhamento para tirar a segunda da certidão de nascimento e marquei ginecologista, tudo muito rápido”, afirmou a moradora.