Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Galeria Theodoro Braga comemora 45 anos de fundação com exposição do acervo 'Entre Recortes e Memórias'

Por Governo do Pará (SECOM)
11/03/2022 15h49

Palco de várias gerações de artistas, a Galeria Theodoro Braga completa, na próxima terça-feira (15), 45 anos de existência. Para comemorar a data, será aberta às 15h, a exposição de acervo “Entre Recortes e Memórias: 45 anos da Galeria Theodoro Braga”, alusiva a sua inauguração, quando ainda era localizada ao lado do Theatro da Paz. Além da exposição, o evento terá em sua abertura alguns depoimentos sobre a importância da GTB, por parte dos seus atuais técnicos, Eliane Moura e Renato Torres, e do artista visual, Tadeu Lobato. 

Além disso, haverá a distribuição de certificados aos artistas que mais realizaram exposições na galeria, entre eles, nomes bastantes expressivos das artes visuais paraenses, como Geraldo Teixeira, Elieni Tenório, Ruma de Albuquerque, Walda Marques, entre outros. 

A galeria teve papel fundamental para o desenvolvimento e atualização da produção contemporânea em artes no Pará, atuando como um importante espaço expositivo que interliga Belém à produção contemporânea do Brasil e do mundo. Desde então, muitos artistas locais, nacionais e estrangeiros apresentaram obras na galeria e ajudaram a constituir o rico acervo do local ao longo desses 45 anos. 

O decreto de sua criação veio durante o segundo ano de mandato do Governador do Estado, Aloysio Chaves, com a finalidade de atender às demandas dos artistas e do público de artes visuais na capital paraense. Somente em junho de 1986, com a criação da Fundação Cultural do Pará, a galeria passou a fazer parte do prédio abrigando desde então 349 exposições com cerca de 127.909 visitantes, sendo em média 367 pessoas por exposição, reunindo 743 artistas, gerando mais de 300 obras em acervo.

Em todos esses anos, a Galeria Theodoro Braga reafirma sua função de espelho vivo dessa cidade histórica, permanecendo aberta às suas proposições e maneiras de ver. Através de suas diversas ações, busca estar atenta aos movimentos e novas manifestações da arte paraense, assumindo o protagonismo dentro de uma ação constante de mapeamento e divulgação de boa dessa produção, incentivando novos artistas, e abrigando também os nomes consagrados, promovendo um diálogo fecundo entre as diversas gerações, garantindo assim o contínuo movimento de criação e produção em arte no Pará.

THEODORO BRAGA

Foi um chargista, educador, historiador, geógrafo e advogado paraense. Aluno da Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, conquistou o prêmio de Viagem ao Estrangeiro, em 1988, e passou a maior parte de sua estadia em Paris, onde foi aluno da Academia Julian com vinculação que se evidencia no perene interesse de Theodoro pela pintura de temas históricos e literários.