Moradoras do Icuí-Guajará recebem serviços em homenagem pelo mês da mulher
As ações especiais do mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher seguem sendo realizadas pelo Programa Território pela Paz. Nesta quinta-feira (10), foi a vez da Usina da Paz Icuí-Guajrá, em Ananindeua, receber a segunda edição do “Ação Mulher Cidadã”, onde a comunidade local pôde usufruir de serviços essenciais como emissão de RG, oficina de corte e costura, palestras sobre a valorização da mulher na sociedade, atendimento médico, trabalho da equipe de estética, feirinha itinerante das artesãs do bairro, aulão de dança e show musical. A primeira edição ocorreu na UsiPaz Cabanagem no início deste mês.
“Foi uma ação feita exclusivamente para as mulheres, com as parceria da Sectet, Sedap, Seaster, Semas, Sespa, Seel, ParaPaz e Polícia Civil, através de cursos e outras atividades. São serviços que são feitos quase que diariamente aqui dentro da Usina, nós temos vários cursos também que são feito basicamente por mulheres, 80% de mulheres, o que prova que elas estão sempre sendo respeitadas e recebendo carinho aqui no complexo, independente do dia”, explica Alex Melul, gerente-geral da UsiPaz Icuí.
A iniciativa atende as demandas dos moradores de cada bairro onde o programa está instalado, como a da dona Maria Martins, de 61 anos, que, buscando se sentir mais bonita, soube o endereço certo de onde procurar por atendimento. “Hoje eu vim fazer meu cabelo, limpeza no meu rosto e também a sobrancelha. A manhã foi ótima, pois tive a oportunidade de me embelezar para me dar ainda mais valor", comentou.
A doméstica, que mora no bairro há cerca de 40 anos, afirma nunca antes ter visto algo tão grandioso na comunidade como a Usina da Paz. “É muito bom, tem muitos projetos, tanto pros jovens quanto para os mais velhos”.
Para Telma Maria Batista, o objetivo hoje era outro. “Vim tirar a minha identidade por que a que eu tinha já era muito antiga. Isso aqui pra nós tá sendo maravilho, ótimo, muito bom com certeza”.
A programação foi prestigiada pela consultora de adolescentes da Unicef, Thaissa Scerne, que, acompanhada do Delegado Geral da Polícia Civil do Estado, Walter Resende, parabenizou o compromisso do Estado com a juventude. “É uma honra participar, junto do Governo do Estado, desse território protetor e acolhedor de nossas crianças e adolescentes, parabéns!”
Eliane Dias, diretora de políticas sociais do ParaPaz, especifica os serviços oferecidos pela fundação e a influência deles na vida das mulheres. “Nós trouxemos palestra e rodas de conversa sobre violência doméstica. Essa parceria de hoje é de grande valia para o Estado, diversos órgãos integrados num só lugar para atender a comunidade não tem preço, então hoje nós estamos aqui com o objetivo de atender melhor a mulher e colaborar com o seu empoderamento”.
Feira itinerante de artesanato
A manhã também foi de valorização para um grupo de 25 artesãs do bairro, que teve a oportunidade de expor suas artes. “Nossa, é muito bom! Pra mim foi uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho ao vivo e a cores, porque a gente coloca na internet, as pessoas olham e pronto, aqui não, as crianças chegam na barraca e os olhinhos brilham. Então a gente fica muito feliz com isso, me sinto muito bem e gratificada com esse retorno”, exalta a professora aposentada e empreendedora, Telma Santos, que levou guardanapos, roupas de crochê e roupas de boneca para a exposição.
Telma Santos - artesãA artesã também defende a utilidade da UsiPaz Icuí para o bairro e adjacências. “Isso aqui foi um presente dos deuses pra nós, e era uma coisa que a gente já sonhava, porque eu moro aqui há 23 anos, trabalhei nas escolas aqui do bairro, então a agente sempre precisou desses serviços. A gente se despencava daqui lá pro centro de Ananindeua, pra gente tirar documento, e agora nós temos isso mais perto da gente. A UsiPaz é tudo de bom, só não vê quem não quer”.