Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXTENSÃO RURAL

Escritório da Emater em Alenquer recebe veículo para reforçar apoio à produção familiar

A caminhonete entregue pelo governador Helder Barbalho vai ajudar a assistência aos produtores da região

Por Governo do Pará (SECOM)
09/03/2022 19h58

O governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), entregou nesta quarta-feira (09) em Monte Alegre, município do oeste paraense, uma caminhonete para reforçar o trabalho da equipe do escritório local em Alenquer, que integra o Escritório Regional do Médio Amazonas. A entrega foi feita pelo governador Helder Barbalho.

Entrega das chaves pelo governador Helder Barbalho"Celebramos a entrega aqui de um veículo para a Emater, o nosso órgão de assistência técnica, para que possa aprimorar o atendimento no meio rural, e para que o produtor da agricultura familiar possa produzir mais e melhor", ressaltou o chefe do Executivo.

A equipe local é composta por nove profissionais, sendo três agrônomos, sete técnicos em agropecuária e um assistente social, atendendo a 750 famílias de produtores, que se dedicam à pecuária, mandiocultura e fruticultura.

Em 2021, o escritório local da Emater em Alenquer viabilizou R$ 2.663.840,06 em crédito rural, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que contemplaram 88 famílias no município.

Recurso para custeio - O produtor familiar Abmael Miranda possui uma propriedade de 46 hectares na comunidade Median, na zona rural de Alenquer. Ele recebe assistência técnica do Escritório Local da Emater há cinco anos, e foi um dos 21 contemplados com recursos de  projetos de custeio liberados pelo escritório local, dentro da plataforma Basa Digital, no final do ano passado.

O veículo entregue pelo governo ao Escritório de Alenquer“Desde que comecei a criar gado os técnicos da Emater têm me orientado aqui na propriedade sobre melhoria da pastagem, alimentação dos animais e também para o melhoramento do plantel. E agora, com esse recurso para custeio, vou poder investir mais nessa melhoria do gado e da estrutura do curral”, informou o produtor.

"Esse veículo para o Escritório de Alenquer vai permitir a ampliação da assistência técnica no município, que tem uma grande dimensão territorial, e no qual atendemos famílias produtoras em várias comunidades", destacou o supervisor regional do Médio Amazonas, Alain Xavier.

Texto: Paula Portilho – Ascom/Emater