Semas promove capacitação em educação ambiental para técnicos municipais
O curso aborda noções básicas de educação ambiental na legislação brasileira, contribuindo com o trabalho das gestões locais sobre o tema
“A importância de desenvolver essa capacitação é formar multiplicadores da educação ambiental, da gestão ambiental e contribuir para um meio ambiente melhor”, disse o técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Walter Soares, sobre a capacitação em educação ambiental realizada no município de Concórdia do Pará, nordeste paraense. Técnicos das prefeituras dos municípios de Acará, São Domingos do Capim e Mãe do Rio, na mesma região, também estiveram presentes. O curso, promovido pela Secretaria, teve início nesta terça-feira (8) e prosseguirá até a próxima sexta-feira (11).
Debates em grupos e atividades práticas sobre questões ambientais da região, noções básicas de educação ambiental na legislação brasileira e apresentação do tema como instrumento de gestão, são alguns dos itens que constam na programação do curso, ministrado pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas. O objetivo é capacitar técnicos das secretarias de meio ambiente municipais, para atuar na gestão ambiental da região.
O secretário de meio ambiente de Concórdia do Pará, Marcos Amaral, avaliou a importância do curso.“Este curso vai nos proporcionar a ter um novo norte na questão ambiental do nosso município, para que nós possamos implementar novas atitudes, novos comportamentos, novas ações que melhorem diretamente na qualidade de vida do nosso povo, uma vida melhor, mais verde e sustentável”.
Koshi Mineshita, responsável pela equipe de jardinagem e paisagismo de Concórdia do Pará, ressalta que a capacitação contribui com um projeto já desenvolvido no município, o Concórdia Mais Verde e Sustentável. “A capacitação de toda a equipe da secretaria vai ajudar a proporcionar mais eficiência para a gente desenvolver esse trabalho”, diz ele com entusiasmo.
Problemas ambientais locais e mundiais também serão debatidos no decorrer do curso, assim como a gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem para redução desses resíduos. Outra atividade da capacitação é uma simulação de audiência pública, onde a comunidade poderá dialogar com o poder público sobre possíveis empreendimentos implantados no município e como isso pode promover impactos socioeconômicos e ambientais na localidade.
“Nós estamos elaborando um plano municipal de educação ambiental e essa formação vem nos dar elementos para que a gente possa ter mais conhecimento. O curso proporciona também uma troca de experiência, uma vez que nós estamos no município de Concórdia onde algumas ações já vêm sendo desenvolvidas e nós como um município vizinho, queremos levar isso para nossa realidade”, destaca o professor Valdemiro Silva, que integra a coordenação de educação ambiental do município de Acará.