Sefa apreende 2 mil telhas em Dom Eliseu, no sudeste do Pará
Mercadoria sem nota fiscal seguia para assentamento no município paraense
Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) lotados na unidade de Coordenação de mercadorias em trânsito do Itinga, na rodovia BR-010, em Dom Eliseu, sudeste paraense, no limite com o estado do Maranhão, apreenderam na última terça-feira (08) uma carga de 2 mil telhas de fibrocimento, oriunda do Itinga, no estado do Maranhão. A mercadoria, avaliada em R$33,600 mil, estava sem nota fiscal e seguia para um assentamento no município de Dom Eliseu.
"O caminhão passou direto, sem parar, pelo posto fiscal, e a viatura da Sefa foi atrás, até fazer o veículo parar e voltar. Ao ser interpelado, o motorista disse que carregava areia. Foi feita a verificação da carga e constatado que, na verdade, eram 2 mil telhas desacompanhadas de documentação fiscal. Foi feito um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$13,366 mil, referente ao ICMS e multa, que foi recolhido e a mercadoria liberada para prosseguir viagem", informou o coordenador da unidade fazendária do Itinga, Roberto Mota.
O fiscal de receitas estaduais informa que “muitas vezes é preciso ir atrás do veículo que foge da fiscalização tributária, o que pode ser arriscado para o servidor, mas é necessário ao cumprimento da missão de fiscalização".