Detran realiza oficina para atendidos na Casa do Idoso
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, na tarde desta quarta-feira (22), nas dependências da Escola Pública de Trânsito (EPT), uma oficina com idosas atendidas pela Casa do Idoso, vinculada a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) da Prefeitura de Belém. Com o tema Comportamento Preventivo do Idoso no Trânsito, a atividade focou no cotidiano destas pessoas ao se locomover nas suas casas, no trânsito e no entorno da Casa.
Profissionais da saúde que trabalham no órgão municipal e 25 senhoras atendidas pela Casa participaram da atividade. Foram realizados jogos de trânsito, trabalhos de memorização e uma atenção especial para a orientação sobre o uso da faixa de trânsito e a identificação de placas.
O facilitador do Detran, João Veiga, explicou que o trabalho deverá ser continuado com outros usuários dos serviços e também nas vivências diárias da Casa do Idoso. “É uma parceria importante para um trabalho continuado com estas pessoas, onde teremos outros parceiros e profissionais da saúde envolvidos, trabalhando sempre a percepção e estímulo a memória”.
A trafegabilidade no entorno da Casa do Idoso também foi um ponto fundamental na oficina. Localizada na Avenida Gov. José Malcher, a via possui, no perímetro, mecanismos que facilitam a travessia; e o conteúdo da oficina priorizou a instrução dos pedestres para a utilização da faixa de pedestre.
“Eu atravessava a pista por vezes quando o sinal tava aberto quando eu via que não vinham carros, mas é complicado, pois se aparece um carro de repente pode acontecer algo comigo e eu preciso zelar pela minha segurança, depois de hoje só atravesso no sinal”, relatou Joseja do Nascimento, 76 anos, usuária da Casa do Idoso há dez anos, que se locomove do bairro do 40 horas, em Ananindeua até a Casa do Idoso quase todos os dias.
Etilômetro - A EPT também ministrou, na tarde de hoje, oficina voltada à policiais militares sobre o uso do etilômetro. Os militares da turma realizam formação para atuarem como agentes de fiscalização de trânsito na Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
O objetivo da oficina é o uso pleno do etilômetro nas abordagens, para que não haja interferências na realização dos mesmos. O projeto Transitando nos Bares também será explanado aos participantes, já que utiliza o instrumento para sensibilização e conscientização dos condutores sobre o risco da combinação entre álcool e direção.