Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DA MULHER

Hospital Regional dos Caetés investe na prevenção ao câncer uterino

A unidade participa da campanha nacional Março Lilás para conscientizar sobre a importância dos exames periódicos

Por Governo do Pará (SECOM)
09/03/2022 01h22

Ao ser encaminhada pela Regulação Estadual para atendimento no Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, no nordeste paraense, nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a usuária Elizabete Brito, 48 anos, também assistiu à palestra de lançamento da campanha Março Lilás, que enfatiza a prevenção ao câncer uterino, realizada na Recepção Central.Elizabete Brito lembrou sua experiência com o câncer uterino

Ao ouvir as informações dos profissionais do HRPC, Elizabete, moradora do município de Viseu, na mesma região, ficou emocionada ao lembrar que teve câncer de colo uterino e superou a doença devido ao diagnóstico precoce. “Eu era mais jovem e a doença estava na fase inicial. Fiz o tratamento e fui curada. O que a palestrante falou eu já vivi. Parecia que ela estava falando comigo. Na época, eu não me preocupava com a saúde do meu corpo”, disse Elizabete Brito, que informou ter feito o preventivo em janeiro deste ano, e não deixou de realizar o procedimento periodicamente. “Hoje eu aconselho o mesmo para todas as mulheres: previnam-se”, alertou a usuária.

A programação iniciou pela manhã com palestra ministrada pela enfermeira do 4º Centro Regional de Saúde, Dinar Ferreira da Costa, que falou sobre a importância campanha de combate e detecção precoce do câncer do colo uterino, Março Lilás.Ginástica laboral fez parte da programação comemorativa

Estatística - Segundo o Hospital Ophir Loyola, referência em oncologia no Pará, o câncer de colo de útero é a primeira causa de óbitos por câncer em mulheres no Pará, e 28% das mulheres no Estado nunca fizeram o exame preventivo do câncer de colo uterino. Dinar Ferreira enfatizou que a mulher deve ficar alerta para o exame. “Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura são maiores”, ressaltou.

A programação em homenagem às mulheres do HRC prosseguiu com ginástica laboral, conduzida por fisioterapeutas da unidade. Houve ainda serviços de estética, com limpeza de pele e maquiagem, e ainda a distribuição de vasos com flores às mulheres presentes.

Funcionária Sâmia SouzaA funcionária Sâmia Souza, 37 anos, auxiliar de Higiene e Limpeza, disse que “é muito gratificante trabalhar em um hospital que se preocupa com o bem-estar de suas colaboradoras”. A programação inclui também usuárias internadas e suas acompanhantes.

A campanha Março Lilás se estenderá até o final deste mês, coordenada  pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH)

Serviço: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atende usuários 100% do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, no Bairro Centro, sede municipal de Capanema.

Texto: Marcelo Zeno – Ascom/HRPC