Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Detran instala painel de sinalização eletrônica em Salinópolis

Por Governo do Pará (SECOM)
08/03/2022 16h06

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, na última sexta-feira (6), a instalação do painel de sinalização eletrônica na avenida Dr. Miguel Santa Brígida, em Salinópolis. Este é o segundo painel instalado no município, que já possui um próximo à praia do Atalaia.

Os Painéis de Mensagem Variável (PMV) têm a função de comunicar aos motoristas e pedestres que trafegam na via sobre as condições do trânsito, contribuindo para a segurança e o fluxo. No caso de Salinópolis, o painel ainda terá informações sobre as marés, comunicando os banhistas sobre possíveis alterações.

Para a diretora geral do Detran, Renata Coelho, os PMV são um instrumento indispensável na gestão planejada do trânsito. "É uma ferramenta que auxilia pedestres e motoristas nas mais diversas situações de trânsito, conscientizando e alertando a população sobre comportamento seguro para evitar acidentes", explicou.

Além de informações atualizadas sobre o tráfego nas vias, o painel também será utilizado para transmitir mensagens educativas de trânsito. O diretor técnico-operacional do Detran, José Bento Gouveia, destaca a importância deste meio de comunicação. “Através do painel daremos informações necessárias que podem ajudar na fluidez e na segurança do trânsito caso houver algum acidente ou intervenção na via, além de informar sobre o tempo no município”.

Outros municípios do Pará também receberam este meio de comunicação. Santarém foi o primeiro município do Estado a receber o painel, em abril de 2021. O viaduto do Coqueiro, em Ananindeua, recebeu o equipamento em agosto do ano passado, trazendo informações sobre o tráfego diário para quem está passando pela BR-316, saindo da região metropolitana.

O equipamento é uma das contrapartidas do Estado ao projeto Strengthening Road Traffic Enforcement In Brazil, aprovado em 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e também integra o Projeto Sentinela - Central de Controle de Operações do Detran. 

Texto: Leandro Oliveira (Ascom/Detran)