Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA INTERNACIONAL

Exposição 'Amazona' presta homenagem à luta das mães-solo

No Espaço São José Liberto, o público pode conferir os looks criados pela estilista Ludimila Heringer inspirados nas guerreiras da atualidade

Por Governo do Pará (SECOM)
07/03/2022 19h38

Inspirada na realidade das mães-solo, que criam seus filhos sozinhas, a estilista Ludimila Heringer presta sua homenagem ao Dia Internacional da Mulher – 08 de Março – com a exposição “Amazona”, que está aberta à visitação no Espaço São José Liberto desde o último sábado (05). Ludimila retrata o universo de mulheres comuns, mas que demonstram a força e determinação das guerreiras eternizadas na mitologia.

"Para poder homenagear as mulheres eu escolhi o tema da Amazona, porque a amazona é uma guerreira, de coragem, uma mulher que tem firmeza de atitude. Ela luta para poder conquistar; não desiste. Eu quero enaltecer essas qualidades, trazendo para o dia a dia atual, para o nosso tempo, que são todas as mulheres que lutam para poder criar seus filhos, cuidar de suas famílias, trabalhar, se realizar profissionalmente e ter um bom relacionamento", conta a estilista.A força das lendárias amazonas se funde à garra das mães-solo na exposição aberta no Espaço São José Liberto

Segunda ela, são mulheres que na luta diária acabam guardando a vaidade em uma gaveta, por isso criou uma coleção de 10 looks sobre essa temática. "Vai ter roupa com crochê, com tecido que lembra couro, algum tingimento e estamparia botânica, que é o foco. Não vai ser uma coleção de pegada sustentável porque me dei a liberdade de mesclar a textura e gramatura de tecidos, como seda mista, cetim misto, bengaline resinada e tricoline acetinada, com a estamparia botânica e o crochê", explica.

Ludimila Heringer conta que também renasceu diante dos desafios. Em 2016, ela fazia peças de crochê com fio de malha, uma forma de terapia para enfrentar um período de dificuldades. Participou de feiras e bazares, até ser convidada para participar do Amazônia Fashion Week expondo bolsas e acessórios de crochê. Dois anos depois foi convidada para fazer parte do Arranjo Produtivo de Moda e, por sugestão do estilista paraense André Lima, mudou o estilo e passou a produzir peças de vestuário, criando a própria marca e tendo seu trabalho reconhecido, inclusive fora do Brasil.

Looks criados pela estilista Ludimila HeringerTalento do Norte - Em fevereiro de 2020, ela foi apontada pela Fashion Week como um dos novos talentos criativos do Norte. Em seguida, uma peça criada por Ludimila foi usada por um stylist da Vogue, que também é paraense. Bastou uma foto na revista para chamar atenção de publicações nacionais.

"Analisando o momento que eu estou, vejo que cheguei aonde não esperava. Mas se não tivesse fazendo um bom trabalho, não teria sido selecionada para o São Paulo Fashion Week, para o Inspira Mais. É trabalho diferenciado, que tem personalidade, tem entrega, dedicação. Essa coragem e essa força de vontade estão entre as maiores características que eu deixei aflorar como pessoa, como indivíduo criativo, como artista, e isso tá fazendo muita diferença em tudo o que estou produzindo", diz Ludimila.

A coleção "Amazona" ficará aberta à visitação até o próximo dia 13 de março. Nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, Ludimila estará no São José Liberto conversando com as “amazonas” que inspiraram a criação das peças.

Serviço: Exposição Amazona. Aberta ao público de 06 a 13 de março, de terça a sábado, das 10 às 18 h, e aos domingos, das 10 às 14 h, no Espaço São José Liberto – Praça Amazonas, Bairro do Jurunas, em Belém.

Texto: Fabiana Cabral – Ascom/Igama