Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Acolhimento aos novos residentes do 'Ophir Loyola' inclui palestras sobre cuidados paliativos

A programação, que resulta da parceria entre o HOL e Uepa, terá a participação de vários especialistas e residentes veteranos

Por Governo do Pará (SECOM)
07/03/2022 18h09

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém, prossegue nesta semana com uma série de eventos dedicados aos novos integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia e Cuidados Paliativos, uma parceria da instituição com a Universidade do Estado do Pará (Uepa). Nesta segunda-feira (7), a coordenação da modalidade de ensino promoveu três palestras para os residentes recém-chegados, dentro da programação da I Jornada de Acolhimento, que se estende até a próxima quarta-feira (9).

Realizadas no auditório Multiuso I do Hospital, as palestras começaram às 8h e foram encerradas às 17h. A primeira, sobre o tema “A história dos Cuidados Paliativos no HOL”, foi ministrada pela assistente social Ana Lídia Sardinha. Às 10h45, o debate foi sobre o “Fluxo Hospitalar”, com a profissional de Serviço Social Laura Lopes. Às 14 h, residentes do segundo ano do programa compartilharam experiências durante a palestra “Atuação da Equipe Multiprofissional em Cuidados Paliativos”.Palestra no primeiro dia da programação dedicada aos residentes que chegam à instituição de saúde pública

Nesta terça-feira (08), será realizará a mesa-redonda "Desmistificando os Cuidados Paliativos”, com a presença da assistente social Soraya Silva, e das especialistas em Oncologia e Cuidados Paliativos Isabelle Farias (fisioterapeuta), Adriana Sena (enfermeira) e Joyce Wylla (psicóloga). Às 14h, a psicóloga Brenda Figueiredo abordará o tema “Luto e Perdas”. Às 15h20, o psicólogo Marcelo Seiffert discutirá as “Estratégias de Autocuidado”.

Conhecimento - “O acolhimento foi idealizado pela coordenação, junto aos tutores e residentes do segundo ano. A jornada é necessária, pois é nesse momento que a gente repassa aos nossos residentes tudo sobre as estruturas, o perfil dos pacientes atendidos, assim como as experiências, rotinas e a formatação do trabalho de conclusão. É nesse acolhimento que há o repasse de conhecimentos sobre os cenários de ação e de atenção nesse novo momento da residência e das carreiras desses profissionais”, explica a coordenadora da Residência Multiprofissional em Oncologia e Cuidados Paliativos do HOL, Cláudia Martins.

A programação será encerrada com a seguinte programação: às 8h, reuniões com tutores e residentes do segundo ano de cada categoria; às 14h, no auditório João Emílio, os novatos receberão a coordenadora de Graduação e Pós-graduação do HOL, Carla Sant’Anna, e o coordenador de Pesquisas Médicas do DEP, Diego Alcântara. A jornada de acolhimento será encerrada às 17h, com as considerações dos residentes veteranos.

Texto: Ellyson Ramos - Ascom / Ophir Loyola