Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE FLUVIAL

Cerca de 11 mil pessoas passam pelo Terminal Hidroviário de Belém neste feriadão

O Terminal opera todos os dias da semana, das 6h às 18h, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais

Por Carol Menezes (SECOM)
01/03/2022 20h51

Entre a sexta-feira, 25 de fevereiro, até a noite desta terça-feira, 1º de março, cerca de onze mil pessoas haviam passado pelo Terminal Hidroviário de Belém chegando e saindo para vários balneários ou cidades do interior. A movimentação ficou um pouco do abaixo esperado pela Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), que estimava um trânsito de cerca de 18 mil pessoas nesse período.

Também houve queda na movimentação rumo a Outeiro, mais um destino trabalhado pelo Terminal desde o acidente envolvendo o distrito, no início de janeiro, especialmente no domingo, 27. Os usuais mil passageiros que passam pelo embarque/desembarque diariamente caíram para 600, 650

“Nossa previsão era de que passassem cerca de 18 mil usuários no terminal hidroviário até amanhã, dia 2, quarta-feira, mas tivemos um movimento um pouco abaixo, com tudo caminhando na maior tranquilidade", confirmou Caio Ribeiro, administrador de portos da CPH.

"A movimentação foi intensa principalmente para municípios do Marajó. Para receber os usuários, nós intensificamos a fiscalização sobre o uso da máscara, distanciamento social e oferecemos álcoo gel nas dependências do porto”, detalhou o gestor.

Desde sua inauguração, em 23 de maio de 2014, o Terminal já registrou cerca de 4.688 milhões de passageiros. Para oferecer mais segurança no THB, todos os usuários que chegam ou partem do local passam por aferição de temperatura e são orientados por técnicos em saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) sobre a covid-19. 

Fiscais da Companhia também utilizam máscaras, luvas, e fazem o uso de álcool em gel para atender aos passageiros. Além disso, foram afixados cartazes sobre dicas de prevenção da doença por todo o espaço e o sistema de som do THB orienta, minuto a minuto, para que os passageiros cumpram o distanciamento de segurança e utilizem máscaras. Espaços entre as poltronas também foram demarcados para evitar aglomerações.

SERVIÇO

O Terminal Hidroviário de Belém opera todos os dias da semana, das 6h às 18h, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. Ao todo, 21 embarcações atendem as linhas, que são oferecidas por 13 empresas de navegação.

As intermunicipais fazem o trajeto Belém – Camará – Belém; Belém – Soure/Salvaterra – Belém; Belém – Cachoeira do Arari – Belém; Belém – Santa Cruz do Arari – Belém; Belém – Ponta de Pedras – Belém e Belém – Mocajuba - Belém. Já as interestaduais operam o percurso Belém – Macapá – Belém e Belém – Manaus – Belém.

Essas linhas atendem ainda 20 localidades entre os estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim-PA, Belém-PA, Breves-PA, Cachoeira do Arari-PA, Camará-PA, Gurupá-PA, Itacoatiara-AM, Juruti-PA, Macapá-AP, Manaus-AM, Mocajuba-PA, Monte Alegre-PA, Óbidos-PA, Parintins-AM, Ponta de Pedras-PA, Prainha-PA, Salvaterra-PA, Santa Cruz do Arari-PA, Santarém-PA e Soure-PA.