Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA E CIDADANIA

No Baixo Tocantins, comunidade ribeirinha em Cametá recebe ação de cidadania da Sejudh

A iniciativa seguirá nos próximos dias por Cametá e Baião, com atendimentos em Juaba, Igarapé Preto, Porto Alegre e no Território Quilombola do Araquembaua

Por Gerlando Klinger (SEJU)
01/03/2022 09h51

Moradora, em Cametá, no Baixo Tocantins, é atendida pelo servidor estadual no processo de emissão da RG Contra Maré, comunidade ribeirinha de Cametá, na região do Baixo Tocantins, recebeu nesta segunda-feira (28), uma grande ação de cidadania promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Mais de 150 moradores do local e de ilhas próximas foram à Escola Municipal Anacleto Gonçalves Costa buscar os serviços de cidadania oferecidos na ação.

O serviço mais procurado pela população foi a emissão de carteiras de identidade. Também houve emissão de ofícios para solicitação gratuita de certidão de nascimento e óbito. Na ocasião, os moradores receberam orientação de como realizar o cadastro nas plataformas do governo federal para obtenção da Carteira de Trabalho Digital.

A  pescadora, Maria Benedita Barra, em Cametá: "Consegui o documento e estou feliz porque vou sair com a identidade nova”, afirmou.Moradora do rio Jenipapo, a pescadora, Maria Benedita Barra, destaca a importância da ação. “Consegui o documento e estou feliz porque vou sair com a identidade nova”, afirmou. 

Só nesta etapa, a Caravana de Cidadania e Direitos Humanos já atendeu mais de 10 localidades. A iniciativa começou no último dia 11 de fevereiro, na cidade de Limoeiro do Ajuru, também no Baixo Tocantins, onde realizou mais de 500 atendimentos. Até agora, mais de dois mil documentos de identidades foram emitidos, além de outros serviços de orientação à população.

Moradora da comunidade do Jurubatuba, Ondeide Moraes: "Com a ação todos têm a condição de receber um documento (RG) novo”.Buscando um novo documento de identidade, Oneide Moraes afirma que a ação dá oportunidade para que os moradores consigam um novo documento. “Tem pessoas que não conseguem ir até à cidade e com a ação todos têm a condição de receber um documento novo”, colocou a moradora da comunidade do Jurubatuba.

Nos próximos dias a Caravana de Cidadania e Direitos Humanos vai continuar as ações por Cametá e Baião, realizando atendimentos em Juaba, Igarapé Preto, Porto Alegre e no Território Quilombola do Araquembaua.