Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÃO

Equipe de educação do Detran alerta para fatores de risco e preamar em Salinópolis

Trabalho visa evitar casos recorrentes de atolamento de veículos durante a subida das águas do mar. Durante a ação, sete carros foram retirados pelos proprietários após o alerta do Departamento

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
28/02/2022 14h02

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensifica o trabalho de educação para o trânsito no município de Salinópolis durante a Operação Carnaval 2022. Cerca de 13 servidores atuam nas praias, nas vias e no Maçarico para orientar os banhistas sobre os riscos de acidentes. 

O trabalho iniciou no último dia 26, em parceria com os agentes de fiscalização do Detran e Secretaria Municipal de Trânsito (Semutsal). Nas vias, a ação consiste na abordagem de condutores circulando em direção às praias.

"Esclarecemos sobre os principais fatores de risco, como a alcoolemia, o excesso de velocidade, cinto de segurança e capacete, dentre outros fatores. Prestamos as informações mais importantes e entregamos o material educativo. É um trabalho de formiguinha e quase sempre com uma boa receptividade", explica a coordenadora de equipe, Marília Botelho. Na ação desta segunda-feira (28), no centro da cidade, dentre as irregularidades mais observadas estavam o não uso do cinto pelos passageiros do banco traseiro, excesso de passageiros e transporte inadequado de crianças. 

A enfermeira Ivani Remot não estava irregular, mas afirmou que teme pela imprudência de outros motoristas. Ao ser abordada, ela elogiou a iniciativa do Detran.

"Tem gente que dirige embriagada e muitas vezes, pessoas inocentes morrem. Costumo voltar mais cedo da praia devido a essa preocupação, e por isso, essa ação do Detran é fundamental para conscientizar as pessoas", enfatizou. 

As ações educativas se estendem diariamente, à noite, na orla do Maçarico, com jogos educativos voltados às crianças e a ação "Transitando nos Bares", em que a equipe aborda os frequentadores desses ambientes, alertando para o perigo de dirigir alcoolizado. Sempre receptivas, as pessoas, ao serem abordadas, reconhecem a necessidade desse alerta.

"É importante sempre relembrar essas dicas e trabalhar essa conscientização porque a gente sempre pensa que não vai acontecer o pior, mas um dia acaba acontecendo o acidente que podia ser evitado", comentou Angelim Ferreira. 

As ações educativas do Detran também ocorrem nas praias. Além de apresentar os riscos da alcoolemia para o motorista da vez, este ano o órgão alerta os banhistas para os horários de maré alta. O trabalho visa evitar casos recorrentes de atolamento de veículos durante a preamar. Durante a ação, 7 carros foram retirados pelos proprietários após o alerta do Detran. Até o momento não há registros de veículos submersos nas praias de Salinas. Nesta terça-feira (01), a primeira maré alta ocorre às 7h05 e a segunda, às 19h18.