Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO

Fapespa consolida estatísticas de políticas públicas no Pará

'Pará em Números 2021' oferece ferramenta auxiliar ao processo decisório para os gestores públicos, o setor privado, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral

Por Dayane Baía (ARCON)
28/02/2022 12h27

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) tem a missão de produzir, articular e disseminar conhecimento e informação para subsidiar o planejamento de políticas públicas e do desenvolvimento econômico, social e ambiental do Pará.

Entre os principais trabalhos está o "Pará em Números 2021", publicação que reúne dados, informações e registros administrativos, sobre características do estado do Pará, oferecendo, portanto, uma importante ferramenta auxiliar ao processo decisório para os gestores públicos, o setor privado, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Walenda Tostes, coordenadora de Estatística e Disseminação da Informação da Fapespa, explica que a equipe responsável pela publicação conta com três estatísticos, um sociólogo, um geógrafo e um estagiário.  “A principal meta era fazer uma publicação completa, que abraçasse várias informações e indicadores do nosso estado em um só lugar, que fosse referência para todos que quisessem saber mais sobre o Pará, além de trazer uma série temporal de cada informação de 2010 até o ano mais atual da mesma”, pontua.

O "Pará em Números" de 2021 traz uma ampla gama de informações e indicadores sobre o estado. “A publicação tem cerca de 160 páginas, trazendo uma contextualização histórica sobre o Pará, falando sobre cultura, geografia, mapas temáticos, além de importantes indicadores, tais como: território, demografia, saúde, educação, mercado de trabalho, habitação, inclusão social, previdência social, segurança, índices de desenvolvimento, agricultura, extração vegetal, pecuária, aquicultura, indústria, serviços, extração mineral, infraestrutura, produto interno bruto, balança comercial, finanças públicas, meio ambiente e outros”, explica Walenda.

Para acessar o conteúdo completo, clique aqui.