Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CARNAVAL

Polícia Militar reforça ações no interior com mais de 800 agentes

Ao mobilizar militares das atividades administrativas, a corporação se integra à Operação Carnaval sem prejudicar o policiamento na capital

Por Governo do Pará (SECOM)
26/02/2022 19h16

"A população pode ficar tranquila em relação ao policiamento na Região Metropolitana durante o feriado de Carnaval. Apesar do número expressivo de policiais enviados ao interior do Estado, grande parte deles atua na área administrativa. Com isso, podemos garantir que quem for permanecer na capital pode ficar tranquilo e programar o seu lazer, que a PM vai estar presente. Não teremos diminuição no número do efetivo e nem na quantidade de viaturas. As ações de policiamento continuarão a ocorrer de forma rotineira e contínua em toda a Região Metropolitana de Belém”, garante o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, sobre o início da Operação Carnaval Seguro 2022.

A corporação destacou mais de 800 policiais militares que atuam na Região Metropolitana – principalmente na atividade-meio, o serviço administrativo -, para atuação com agentes de outros órgãos de segurança pública nos municípios com maior fluxo populacional, a fim de atender às demandas do feriado prolongado. Esse reforço no efetivo, no entanto, não afetará o policiamento preventivo e ostensivo na capital e municípios próximos.Mais de 800 militares foram destacados para garantir as ações de segurança no feriado prolongado

Somente na Polícia Militar, o governo do Estado investiu R$ 1.565.296,00 em diárias e gratificações, a fim de remanejar agentes de segurança pública do setor administrativo para a Operação Carnaval, a fim de garantir a incolumidade das pessoas e do patrimônio. Além do reforço de 835 homens, a PM dispõe de 34 viaturas, 32 motocicletas, 17 equinos do Regimento de Polícia Montada (RPMont), um guincho e duas ambulâncias.

Abaetetuba, Cametá, Bragança e Salinópolis, na região Nordeste; Marabá, Parauapebas e Paragominas, no Sudeste; Soure, Breves e Ponta de Pedras, no Marajó; Oriximiná e Óbidos, no Oeste, além da Ilha de Mosqueiro (em Belém) e da Praia de Marudá (município de Marapanim), receberam parte expressiva do reforço policial da Operação Carnaval.

Somente para a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) - unidade responsável pela segurança em Salinópolis, onde estão situadas algumas das mais belas praias oceânicas do Pará -, foram deslocados 109 policiais militares.O Regimento de Polícia Montada também participa das ações da Operação Carnaval

"Durante a manhã, o reforço policial está sendo empenhado nos principais corredores da cidade e praias da Corvina e Farol Velho. Já no horário de maior fluxo de veículos e pessoas, entre o final da tarde e o início da madrugada, nós atuamos com efetivo ainda mais reforçado, por meio de policiamento ostensivo a pé, motorizado e montado na orla do Maçarico e área comercial de Salinas", informou o comandante da 1ª CIPM, major Alberto.

Efetivo na ilha - Na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, os órgãos de segurança aguardam cerca de 15 mil pessoas nos quatro dias do feriado prolongado. A cada dia, a Polícia Militar vai mobilizar aproximadamente 100 policiais militares na Operação Carnaval Seguro 2022.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19 estão proibidos blocos de rua, trios elétricos e atrações carnavalescas em espaços públicos. São permitidos apenas eventos privados, com a exigência, para ingresso, de cartão de vacinação. Os organizadores das festas são responsáveis pelo cumprimento das medidas, que serão fiscalizadas pelos órgãos competentes.

Também não está autorizada a permanência de carros de som na orla. Em Mosqueiro, a PM atua integrada ao Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Guarda Municipal de Belém.

O suporte ao policiamento é garantido pelas equipes do Regimento de Polícia Montada; motopatrulhamento, do Comando de Policiamento da Capital II; Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) e policiamento ordinário, distribuídos pelos pontos mais movimentados, como as praias e a Vila.

“Por ser um destino convidativo e próximo à capital, Mosqueiro vai receber bastante público. A integração estará funcionando, e com certeza teremos um carnaval tranquilo, entregando para o turista um policiamento reforçado, para que se sinta seguro e queira voltar nos outros anos”, disse o comandante do 25º Batalhão, tenente-coronel Francisco Ferreira.

Texto: Josuelton Chagas e Taiane Figueiredo –  Ascom/PM