‘Cenas de Paz’ conclui primeiro módulo da oficina de Comunicação Integrada na Cabanagem
Realizada na UsiPaz, a oficina reuniu jovens e adultos nas aulas ministradas sobre Web, Corpo e Voz, Audiovisual e TV, e Rádio
Alunos do Projeto Cenas de Paz receberam neste sábado (26) o certificado de conclusão da etapa inicial da oficina de Comunicação Integrada, desenvolvida pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), dentro do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Trinta alunos, entre jovens e adultos, formaram a primeira turma do projeto da UsiPaz Cabanagem, em Belém.
“A ideia deste módulo é que as pessoas conheçam esses instrumentos, conheçam esses elementos, e consigam colocar em prática, principalmente nas demandas da comunidade onde a Usina está instalada”, explicou Maicon Gomes, oficineiro do projeto, sobre o Módulo Web.
Democratizando a comunicação social desde 2019, o “Cenas de Paz” já passou pelos sete Territórios Pela Paz, certificando cerca de 200 pessoas, que a partir da iniciativa tiveram as oportunidades ampliadas no mercado de trabalho.As oficinas democratizam a comunicação social nos Territórios Pela Paz
Geise Sousa é um exemplo de como a acessibilidade levada pelo projeto gera resultados. Aos 38 anos, e trabalhando com a confecção de trufas de chocolate, ela falou sobre as primeiras conquistas graças ao aprendizado compartilhado nas aulas. “Sempre tive vontade de aprender mais sobre a tecnologia, que é muito importante hoje para qualquer negócio. É muito importante saber divulgar, fazer nossos cartazes de divulgação. Ontem, eu estava fazendo os meus, e comentei com meus filhos como foram válidas as aulas. Hoje eu estou fazendo o meu cartaz, do meu negócio, coisa que antes eu pagava 10, 20 reais pra fazer. Isso, pra mim, é muito importante”, contou.
“Hoje, estou vendo como uma afirmação de tudo o que a gente já vivenciou desde 2019. A população de um modo geral está se sentindo muito agradecida, mesmo as pessoas que nunca participaram de nenhuma atividade estão vendo a transformação que está acontecendo no território. Essa transformação está trazendo eles até a Usina”, reiterou Ivanilda Vieira, gerente-geral da Usina da Paz Cabanagem, sobre a nova realidade vivida pelos moradores do bairro e adjacências desde o dia 12 de janeiro, quando o governo do Estado entregou o complexo de cidadania no bairro.
A nova rotina no bairro também é reafirmada pela estilista Margareth Correa, que se sente grata com a chegada de um equipamento público tão diverso e essencial como a Usina da Paz à comunidade onde reside. “Antes, a gente não tinha isso, e eu ficava só no pensamento de um dia levar meu trabalho pra mais gente ver. Agora, posso dizer que o que eu quero fazer vai se tornar realidade”, acrescentou.
A oficina é realizada com aulas aos sábados, dividida em quatro módulos: Web, Corpo e Voz, Audiovisual e TV, e Rádio. Os concluintes desta primeira etapa serão comunicados, em breve, sobre o cronograma das próximas etapas.
Oferta de serviços - A Usina da Paz da Cabanagem foi entregue pelo governo do Estado no último dia de 12 de janeiro, e promove diversas atividades voltadas ao público em geral. São ofertados mais de 80 serviços gratuitos, por órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.
Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para todos os usuários da Usina.
Texto: Raiana Coelho - Ascom/Seac