Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATITUDE SUSTENTÁVEL

Órgãos estaduais aderem ao 'Copo Descartável: Descarte Essa Ideia' implantado pela Seplad

Secretaria incentiva o uso de copo e caneca de material biodegradável, o que representa economia de recursos e compromisso com o meio ambiente

Por Luana Taveira (COSANPA)
25/02/2022 15h43

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional do Servidor (DSO), em parceria com a Diretoria de Administração e Finanças (DAF), realizou a entrega de copos e canecas reutilizáveis para os servidores de suas duas unidades, Chaco e Doca, nos dias 22 e 23 de fevereiro.

A proposta da Seplad incentivou mais de 50 secretarias e órgãos públicos a aderirem ao projeto, e alguns já utilizam de forma permanente, entre eles, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria da Fazenda (Sefa),  Auditoria Geral do Estado (AGE), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Fundação Cultural do Pará (FCP), Fundação Carlos Gomes (FCG), Escola de Governança Pública (EGPA), Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e o CredCidadão.

O projeto “Copo Descartável: Descarte Essa Ideia” foi desenvolvido pela Diretoria de Saúde Ocupacional do Servidor, da Seplad, com o objetivo de reduzir o uso de copos descartáveis não apenas na Seplad, mas em todos os órgãos estaduais interessados. A DSO constatou que, por dia, podem ser utilizados de sete a oito copos descartáveis por servidor, utilizando diferentes copos todas as vezes que servem-se de água ou café.

“A partir do levantamento realizado, para o bem-estar e a qualidade de vida do servidor, pesquisamos um copo que pudesse ser reutilizado, o que nos levou ao copo de fibra de bambu, feito com material biodegradável. Então, prezando pela saúde, pela economicidade, pela sustentabilidade e pela proteção ao meio ambiente, nós aderimos ao copo e à caneca. A intenção é extinguir o uso de copos plásticos pelos servidores na secretaria, o que vai implicar em uma considerável redução de custos", finalizou Luiza Tuma.

Para manter e valorizar a identidade dos servidores dentro do ambiente de trabalho, os copos e canecas são identificados com o setor e nome de cada colaborador.

“É uma ação de suma importância para que possamos manter o bem-estar do servidor, assim como preservar o meio ambiente, visto que acompanhamos constantemente a sua degradação. Então devemos fazer a nossa parte e sempre o que estiver ao nosso alcance, para que a proteção da fauna e flora brasileira sejam mantidas”, ressaltou Hana Ghassan.