Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ophir Loyola garantirá mais agilidade na realização de biópsias

Por Leila Cruz (HOL)
25/02/2022 15h04

Referência em oncologia, o Hospital Ophir Loyola vai garantir mais agilidade na realização de biópsias. O procedimento consiste na retirada de fragmentos de um órgão ou tecido para ser analisado por um médico patologista, com a finalidade  de diagnosticar o câncer que acomete o paciente. A melhoria será possível a partir da renovação de contrato com uma empresa especializada na prestação de serviços laboratoriais, com horário estendido, a fim de garantir mais agilidade na entrega dos laudos.

Além da prestação de serviços laboratoriais em biópsia de congelação, também será ampliado o número de exames citopatológicos, imuno-histoquímicos e testes moleculares. “Esses exames são utilizados para confirmar determinados diagnósticos e também podem ser usados na avaliação prognóstica dos pacientes em tratamento contra o câncer”, explica Ana Paula Borges, Superintendente do Instituto de Oncologia do hospital.

Em 2021, foram realizados mais de 700 mil exames laboratoriais na instituição. Além do câncer, o HOL também é referência em neurologia, nefrologia e transplantes, e atende pacientes de todos os 144 municípios paraenses e estados circunvizinhos. No mesmo período, foram realizadas 1.400 biópsias, as quais são realizadas conforme a indicação médica, em diferentes partes do corpo, como fragmentos de qualquer órgão, ossos, sangue e músculo, por exemplo.

“Buscamos garantir mais agilidade no fluxo de biópsias, que é indispensável para estabelecer o estadiamento do câncer e indicar a conduta terapêutica mais  adequada, conforme o tipo histológico e tamanho do tumor nos casos solicitados pelos oncologistas”, afirma a  superintendente.
 
Fluxo- Para dar início ao tratamento oncológico, o usuário do Sistema Único de Saúde deve ir à unidade básica de saúde para ser submetido à consulta. E, caso o médico julgue necessário, vai encaminhá-lo e referenciá-lo para a realização de exames especializados em serviços de média complexidade. Posteriormente, se comprovado o câncer, será conduzido às Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon’s) ou ao Hospital Ophir Loyola, que é o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do estado do Pará.

A primeira consulta é agendada via sistema de regulação e o enfermo é encaminhado já com a biópsia comprovando o câncer. Em geral, esse exame é realizado somente de forma secundária no Cacon, quando solicitado pelo médico especialista, a fim de detectar a presença ou não de metástase no organismo do paciente.

Texto: Leila Cruz - Ascom/ Ophir Loyola