Ações educativas do Detran serão ampliadas em 2022 com foco nos fatores de risco
Alcoolemia, uso do celular e direção, não uso do capacete e não utilização do equipamento de retenção para crianças ainda estão entre os principais fatores de risco a serem combatidos nas operações da Coordenadoria de Educação de Trânsito
A educação para o trânsito é fundamental para preservar a vida e conscientizar as pessoas sobre responsabilidade ao conduzir um veículo. Desde 2020, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) vem investindo em ações que colaborem para formar cidadãos mais conscientes nas vias. Diversas ações e projetos vêm sendo executados e já percorreram mais da metade dos municípios paraenses. Em 2022, essas iniciativas serão ampliadas para reduzir os índices de acidentes e tornar as ações educativas do Detran mais presentes em todas as regiões do Pará.
A titular da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED) do Detran, Isabella Nunes, explica que o “Educação de Trânsito por Todo o Pará”, projeto mais importante executado atualmente pela coordenadoria, percorreu mais de 80 municípios desde 2020 e deve chegar em 100 cidades neste primeiro semestre.
“A partir do próximo mês de março, iniciaremos as ações na região de integração do Araguaia e em seguida iremos ao Marajó. São regiões onde a frota é crescente, e as Prefeituras nem sempre dispõem de órgão de trânsito municipal. Nessas cidades, assim como em todas as outras por onde passamos, orientamos a população sobre os fatores de risco e como as pessoas podem adotar um comportamento seguro no trânsito”, explica Nunes.
Alcoolemia, uso do celular e direção, não uso do capacete e não utilização do equipamento de retenção para crianças ainda estão entre os principais fatores de risco a serem combatidos nas operações da CED.
O projeto é desenvolvido em parceria com as Prefeituras, que fornecem as informações sobre a realidade local e as principais necessidades de intervenção no trânsito. “Essas informações nos dão a base para o direcionamento das ações educativas em cada cidade, atuando no foco dos pontos críticos que ainda afetam a segurança de pedestres e condutores”, detalha a coordenadora da CED.
Paralelo a isso, o Detran realiza outras ações educativas, a exemplo de cursos formativos voltados à legalização dos profissionais que atuam no trânsito e cursos de agentes multiplicadores destinados a capacitar pessoas ou segmentos de todos os setores da sociedade. O cronograma de 2022 inclui, ainda, ações educativas do Programa "Segurança Viária por Todo o Pará" integradas à fiscalização e engenharia de tráfego.
Paralelo a esse trabalho, as equipes de educação de trânsito acompanharão o calendário de campanhas nacionais, totalizando nove frentes de trabalho viário previstas para iniciar no próximo mês de março com a campanha "Rodovias Seguras". “São diversas iniciativas que nos colocam o desafio de cumprir a meta de reduzir os acidentes com lesões graves e mortes nas estradas do Pará”, conclui Isabella.