Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL

Hospital Metropolitano orienta sobre prevenção de acidentes no trânsito

Referência em atendimento de traumas, o Hospital desenvolve o Projeto "Direção Viva" para conscientizar pacientes e seus acompanhantes

Por Governo do Pará (SECOM)
25/02/2022 08h00

Feriado prolongado, estradas cheias e consumo de bebida alcoólica formam uma equação cujo resultado, geralmente, é acidente com vítimas. Com a proximidade do Carnaval, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), que integra a rede de unidades de saúde do governo do Estado, realiza ações voltadas à conscientização das pessoas, a fim de reduzir o número de vítimas de acidentes. 

Especializado em tratamento de traumas, o Hospital Metropolitano alia a assistência e recuperação de pacientes às ações do Projeto "Direção Viva", que por meio de palestras e material informativo orienta acompanhantes de pacientes sobre boas práticas no trânsito. O projeto inclui atividades para o público externo, realizadas em vias públicas da Região Metropolitana de Belém (RMB).

“Associar bebidas alcóolicas e direção eleva os riscos de acidentes de trânsito consideravelmente, uma vez que reduz a capacidade de reação do motorista”, explica a médica do HMUE, Camila Moretti. Um levantamento realizado pela unidade, gerenciada pela Pró-Saúde, mostra que jovens e adultos são as principais vítimas do trânsito inseguro.

Atendimentos - No ano passado, o Hospital Metropolitano realizou 4.397 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, dos quais 2.664 estavam na faixa etária entre 15 e 39 anos, superando os 60% do total. Se apenas um veículo sofrer acidente pode atingir até cinco pessoas, sem considerar os ocupantes de outros carros e os pedestres.

“São vítimas que podem precisar de internação, cirurgias e um longo período de recuperação”, alerta Camila Moretti, acrescentando que “na maioria dos casos envolve pessoas jovens, que ficam impossibilitadas de exercer suas atividades diárias, como estudar ou trabalhar”.

No Carnaval de 2021, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 789 acidentes em rodovias federais no Brasil, que deixaram 1.020 pessoas feridas. É considerada gravíssima a infração de dirigir sob o efeito de álcool ou qualquer outra substância que cause dependência. Se multado, o motorista tem que pagar multa de R$ 2.934,70. Caso o infrator seja flagrado novamente no período de um ano, o valor da multa dobra e o direito de dirigir fica suspenso por 12 meses.

No Hospital Metropolitano, o custo médio de cada alta, independentemente do motivo da internação, é de quase R$ 21 mil para, 18 dias de internação, em média. Em casos mais graves e complexos, quando o período de internação é ampliado, o custo é maior.

O Hospital Metropolitano selecionou orientações importantes para aproveitar o Carnaval com segurança:

 - Se beber, não dirija;

- Todos os passageiros devem usar o cinto de segurança;

- Respeite a capacidade de lotação do veículo;

- Se for dirigir na estrada, antes de viajar verifique as condições do carro e mantenha a manutenção em dia;

- Planeje a viagem para que o condutor consiga descansar e se alimentar;

- Em caso de motocicletas, tanto o piloto quanto o passageiro devem usar capacete;

- Respeite a sinalização, a velocidade máxima estabelecida para a via e evite ultrapassagens;

- Em caso de chuva, reduzida a velocidade.

Texto: Alberto Dergan - Ascom/HMUE