Ideflor-Bio promove a primeira edição da Feira da Biodiversidade de 2022
Na feira é possível encontrar hortaliças, frutas, mel, copaíba, andiroba, cachaça regional, artesanatos, biojóias, cerâmicas, plantas e outros itens
No próximo sábado (26), o Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna" recebe a primeira "Feira da Biodiversidade" de 2022, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade -Ideflor-Bio, das 7h às 13h, no Centro de Acolhimento.
O projeto é desenvolvido pela Gerência da Região Administrativa de Belém, vinculada à Diretoria de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação (DGMUC) do Instituto. A feira ocorre em duas edições mensais, sendo realizada sempre no primeiro e terceiro sábado de cada mês, e conta com a participação de 16 expositores.
Participam da feira, pequenos agricultores familiares, moradores de Unidades e Conservação (UCs), atendidos por técnicos da Diretoria de Desenvolvimento Florestal (DDF), do Instituto. Os trabalhadores comercializam produtos orgânicos e livres de agrotóxicos. Além de produtos orgânicos a feira conta também com a comercialização de artesanato regional e exposição de produtos de empreendedores sustentáveis da Região Metropolitana de Belém (RMB)
Na feira é possível encontrar hortaliças, frutas, mel, copaíba, andiroba, cachaça regional, biojóias fabricadas a partir de sementes, miçangas, e cerâmicas, artesanato regional, plantas e outros itens.
A presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, enfatiza a importância do trabalho realizado pela (DDF), junto ao pequeno agricultor familiar que produz alimentos saudáveis, garantindo a segurança alimentar e reforçando a renda econômica, com a venda do excedente. "Com a realização da feira, os visitantes do Parque têm a oportunidade de adquirir produtos orgânicos diretos do produtor e livres de agrotóxicos".
Parque Estadual Utinga (Peut)
O Parque do Utinga possui 4 km de pistas para caminhadas, corrida, passeios de bicicleta, dispõem também de turismo de aventura como rapel, tirolesa, boia cross, além de incentivar o ecoturismo com passeios ecológicos por uma da 11 trilhas, com diferentes níveis de percurso, todas em contato direto com as diversas espécies da fauna e flora da região.
Cumprindo o decreto nº 2.044/2021, que institui a Política Estadual de Incentivo à Vacinação contra a Covid-19, a entrada no Parque só é permitida mediante a apresentação da carteira de vacinação física ou digital e documento com foto. Também é obrigatório o uso da máscara protetiva, evitar aglomeração e uso de álcool em gel, para a segurança de todos
Horário de visitação do Parque do Utinga
De segunda a sexta-feira, das 6h às 17h, exceto nas terças-feiras, quando o Parque fecha para manutenção.