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Profissionais da saúde do Ophir Loyola recebem qualificação sobre uso de equipamentos médicos

A expectativa é que as palestras mensais contribuam para a formação das equipes de enfermagem e fisioterapia, além do desenvolvimento tecnológico da instituição

Por Luana Laboissiere (SECOM)
23/02/2022 11h11

A Divisão de Educação Continuada do Hospital Ophir Loyola (HOL) promove, nesta quarta-feira (23), um treinamento para a equipe de enfermagem e fisioterapia da instituição. Intitulado “Boas Práticas em Equipamentos Médicos Hospitalares e Tecnovigilância”, o evento será executado no Auditório Multiuso 01. A equipe de Engenharia Clínica, juntamente com o engenheiro supervisor técnico, Diego dos Santos, será responsável por todas as instruções.

A qualificação será realizada até o mês de outubro deste ano, e duas turmas devem comportar os interessados. A primeira terá instruções das 10h às 11h, e a segunda das 15h às 16h. Vale ressaltar que a ação, voltada para o treinamento dos servidores do HOL, busca facilitar o manuseio adequado dos aparelhos e prevenir manutenções ocasionadas por mau uso. A expectativa é que 60 profissionais sejam capacitados.

Os concluintes receberão certificados da Divisão da Educação Continuada do hospital. Para a chefia do setor, Elizabeth Ferreira, focar nos profissionais que mais atuam com os equipamentos contribui para que os conhecimentos adquiridos sejam replicados com maior eficiência nos setores. “As palestras visam a capacitação ou atualização das equipes que manuseiam os equipamentos. O cronograma tem dois momentos. Primeiramente será uma experiência teórica, mas nas aulas seguintes teremos mais atenção para a prática nos setores que mais utilizam”, explica.

Responsável pela manutenção da funcionalidade de equipamentos médicos do HOL, a equipe de Engenharia Clínica espera que as palestras mensais contribuam para o desenvolvimento tecnológico da instituição. A estratégia para capacitar os profissionais visa não só a melhor operação, mas também a maior disponibilidade dos equipamentos. “A necessidade de treinamento surgiu a partir de um levantamento interno realizado pelo setor. Em 2021 realizamos a primeira edição da qualificação e o resultado foi bastante positivo. Notamos a otimização do uso dos equipamentos e redução de chamados”, explica Santos.

Texto:  Ellyson Ramos/Ascom Ophir Loyola