Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SÃO CAETANO DE ODIVELAS

Seel promove capacitação de canoagem para professores e monitores no nordeste do Pará

As aulas práticas visam proporcionar um contato maior com a realidade do esporte aquático, por meio de técnicas que trabalham a coordenação dos movimentos e o equilíbrio

Por Luana Laboissiere (SECOM)
22/02/2022 11h56

A cidade de São Caetano de Odivelas, no nordeste do estado, sediará até sexta-feira (25) a capacitação específica para atuação no projeto "Canoagem Pará – Rios de Talentos", promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A iniciativa, que conta com 20 participantes, iniciou na última segunda-feira (21), ministrada pelo professor da modalidade Thales Bianchi.

O intuito é preparar os professores e monitores do projeto para melhor orientar os alunos que irão fazer parte das aulas de canoagem de velocidade, já dominam as técnicas e que vêm se destacando, com possibilidade de se tornarem atletas de rendimento.

Os conteúdos teóricos são ministrados em três módulos: Abordagem histórica de canoagem e iniciação à técnica nas modalidades de velocidade e canoa canadense; a canoagem de velocidade, que inclui as técnicas de canoa e remada, e as noções de procedimentos didáticos e primeiros socorros. As aulas práticas visam proporcionar um contato maior com a realidade do esporte aquático, por meio de técnicas que trabalham a coordenação dos movimentos e o equilíbrio.

Recentemente, o município recebeu a oficina de reparos de caiaques com fibra de vidro, proporcionando aos participantes mais conhecimentos, inclusive incentivando a geração de renda local.

“As expectativas são as melhores possíveis, tanto a administração municipal por meio da prefeita, Felipa Rodrigues, quanto a Seel, na pessoa do Sr. Nivan Noronha. Todos estão empenhados em oferecer à população odivelense um projeto diferenciado como o 'Canoagem Pará', que possui uma grande ligação com os costumes ribeirinhos do nosso estado”, frisa Márcia Corrêa, coordenadora do projeto.

 "Rios de Talentos"

O projeto tem como objetivo ministrar aulas de canoagem de velocidade para adolescentes e jovens de 13 a 18 anos, incentivando a importância do esporte e respeito ao meio ambiente. Atualmente, o núcleo está localizado no município de Portel, no arquipélago do Marajó, com 80 pessoas matriculadas.  

 Texto: Bianca Rodrigues/Ascom Seel