Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DECISÃO

Governo do Estado libera ponte de Outeiro para pedestres, ciclistas e motociclistas

Liberação para tráfego irá ocorrer a partir das 5h da manhã desta segunda-feira (21)

Por Kátia Aguiar (COHAB)
20/02/2022 10h45

O governador Helder Barbalho anunciou, neste domingo (20), a liberação parcial da ponte do Outeiro, no distrito de Belém. O anúncio da liberação de tráfego para motociclistas, ciclistas e pedestres ocorreu durante reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que envolveu órgãos de segurança do Estado e representantes da Prefeitura de Belém.

"Como havia garantido três semanas depois da assinatura da Ordem de Serviço (OS) para a reconstrução da ponte, liberaremos a partir das 5 horas da manhã desta segunda-feira (21) o fluxo de motociclistas, ciclistas e pedestres, então, é necessário alinhamento dos órgãos de segurança envolvidos aptos a fazer a liberação do tráfego, com disponibilidade de transporte público dos dois lados da pista, reduzindo os transtornos para a população que vive no distrito", destacou o governador.

Pela dinâmica apresentada, a ponte será liberada 24h, todos os dias, no entanto, nos horários de maior movimento, será autorizada a passagem de 200 pessoas, 60 motociclistas e 30 bicicletas por vez, pelo leito da ponte, e que deverá ser acompanhada pelos órgãos de segurança.

"Está terminantemente proibida a passagem de veículos de dois eixos e quatro rodas, seja da segurança, ambulância, sob risco de comprometer a integridade da estrutura da ponte ", pontuou Adler Silveira, secretário de Estado de Transportes (Setran).

Também foram definidos os horários de liberação do tráfego na ponte: de 5h às 7h somente no sentido Outeiro/Icoaraci, e de 18h às 20h somente no sentido Icoaraci/Outeiro 

Estiveram presentes na reunião representantes da Marinha do Brasil, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), entre outros órgãos.

A diretora presidente da Semob, Ana Valéria Barros, explicou que ficará garantido o transporte público gratuito na área da ponte para quem estiver vindo do Outeiro. "Haverá cobrança da passagem somente quando houver essa troca de ônibus pelo passageiro em Icoaraci", pontuou Valéria.

A ponte do Outeiro foi interditada no último dia 17 de janeiro após sofrer um choque de uma embarcação que navegava na área. A liberação parcial da estrutura ocorreu somente após o início das obras de protensão da ponte, que garantiu a estabilidade da construção para a passagem de motociclistas, ciclistas e pedestres.