FCP entrega kits de livros para fortalecer ações de incentivo à leitura em Icoaraci
Internos de casa penal localizada no distrito também foram beneficiados com kits recebidos nesta quinta-feira (17)
O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), dá continuidade ao programa "Leitura por todo Pará", realizando a distribuição dos kits de obras de autores paraenses a bibliotecas públicas e demais espaços contemplados pelo edital de cessão. Iniciado em junho do ano passado, o programa tem o objetivo de fomentar a cultura literária, além de formar e valorizar o escritor e as editoras e aumentar o índice de leitura no estado, fazendo circular de forma mais ampla a literatura paraense.
Marinilde Barbosa, secretária executiva do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, conta que a distribuição começou na semana passada, para uma parte da rede de bibliotecas escolares de Belém. “Hoje, realizamos uma entrega simbólica na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, e também para o Centro de Recuperação de Icoaraci”. No mês de fevereiro, cerca de 45 kits foram distribuídos, cada um contendo 600 livros. Ao todo, mais de 27 mil livros chegaram aos centros de leitura.
Icoaraci
Segundo a diretora de leitura e informação da FCP, Suzana Tota, o "Leitura por todo Pará" é um programa focado em ações diversas na área de leitura, literatura e bibliotecas, mas que ultrapassa esse alcance.
“É um programa que movimenta as instituições para estas repensarem a forma como trabalham essas áreas”, argumenta. Sobre as entregas realizadas em Icoaraci, Suzana explica a importância de atuar junto às entidades.
“A Biblioteca Pública Avertano Rocha vai completar meio século de existência e está num momento muito importante, retomando as atividades no seu casarão tradicional. A gente sentiu na equipe essa vontade de dinamizar”. O título do projeto deles é ‘Biblioteca Viva’, que significa a interação da comunidade com a biblioteca, tornando-a um ambiente dinâmico e prazeroso”, pontua.
O Centro de Recuperação de Icoaraci também foi contemplado pelo edital e recebeu seu kit nesta quinta-feira (17). “A casa penal tem cerca de 300 internos. Fomos recebidos pela equipe pedagógica, que trabalha com remissão por meio da leitura: acompanhados por equipe técnica, os apenados realizam leituras e resenhas para reduzir sua pena”, destaca Suzana. “A leitura vai somar com as ações já existentes no Centro, visando à ressocialização do interno”.
Próximos passos
No próximo mês, outras cidades paraenses receberão seus kits. “A partir do março, a gente entra com força na distribuição para outros municípios, tanto na região metropolitana quanto para outras regiões, como a do Tocantins. O programa também pretende convidar escritores e editoras para nos acompanhar em algumas etapas da distribuição, promovendo uma espécie de evento no ato do recebimento", antecipa Marinilde Barbosa.
Suzana Tota explicou como funcionam as ações do programaSuzana Tota completa: “a Fundação está de portas abertas para firmar parcerias, realizando oficinas e capacitações para dinamização do espaço da biblioteca. O programa é o início de uma etapa, que visa ao fortalecimento das entidades públicas e de seus projetos de inclusão. A leitura é mais um elemento que vem para agregar a este trabalho brilhante que vem sendo realizado pelo estado”.
Texto: Ascom FCP