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Atenção ao idoso é tema de capacitação para profissionais de abrigos estaduais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/11/2018 00h00

“Saber escutar, compreender suas debilidades e comunicar-se com clareza. Simples atitudes como essas proporcionam a valorização e o resgate da autoestima da pessoa idosa e, sem dúvida alguma, garante um envelhecimento com qualidade”. É o que assegura a terapeuta ocupacional com mestrado em cuidados humanizados em instituições que lidam com pessoas idosas, Raphaella Loureiro. O assunto foi o tema da capacitação realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), entre os dias 5 e 9 de novembro, na Escola de Governança Pública do Estado do Pará. 

Voltada para os profissionais que integram as equipes de trabalho dos abrigos estaduais, a capacitação busca aprimorar as técnicas de cuidados de rotina e estratégias de comunicação entre o idoso e a equipe de profissionais que tratam dos idosos. De acordo com a pedagoga da Coordenadoria da Gestão de Pessoas (CGDP) da Seaster, Ana Claúdia da Mota, o treinamento atendeu aos anseios desses cuidadores que buscam por novas informações para atender às necessidades específicas dessa população. “Esse curso foi pensado a partir de um trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional da CGDP que realizou visitas nos abrigos. Lá, os servidores expressaram o desejo e a necessidade de realizarem esse curso”, declara.

Além de promover o diálogo e a troca de experiências entre os profissionais dos abrigos Lar da Providência e o Nosso Lar Socorro Gabriel, o curso realizou uma visita técnica à Associação da Pia União do Pão de Santo Antônio, uma Instituição filantrópica de Longa Permanência para Idosos. A ideia era dar a oportunidade desses profissionais realizarem uma nova experiência. “A proposta dessa dinâmica era fazer com que eles enxergassem as diferenças entre as instituições e a partir de suas experiências, eles pudessem apontar o que poderia ser feito diferente. Com isso, eles puderam perceber que pequenas atitudes podem melhorar a rotina de trabalho e a comunicação com o idoso”, afirma a terapeuta e ministrante do treinamento, Raphaella Loureiro.

Para a profissional que integra a equipe do Nosso Lar Socorro Gabriel, Auta Teixeira, o treinamento dá a oportunidade de melhorar o trabalho, mas também garante a qualidade de vida dos idosos. “Essa capacitação contribui para a renovação do espírito do servidor. Porque ela nos ajuda a enxergar que cada um de nós somos responsáveis pela construção do trabalho. E os nossos idosos são os maiores beneficiários dessa qualificação, isso porque, aqui aprendemos práticas de relacionamento interpessoal e dicas para a construção de um ambiente de qualidade”.