Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Câmara Técnica Intersetorial do TerPaz realiza planejamento dos serviços das Usinas da Paz

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
11/02/2022 16h17

A reunião da Câmara Técnica Intersetorial do programa Territórios pela Paz (TerPaz), realizada na tarde desta sexta-feira (11), no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, teve como objetivo apresentar as secretarias e órgãos do Estado, integrantes da Câmara Técnica Intersetorial do programa TerPaz, o Layout da Usina da Paz Marituba, a consignação dos espaços para os serviços permanentes e rotativos e o cronograma de organização e instalação de equipamentos, entre outras temáticas. Além disso mostrar o andamento do Plano de Trabalho e Termo de Cooperação com as Prefeituras de Parauapebas e Canaã dos Carajás, que também serão polos das UsiPaz.

"Durante a reunião, pudemos dialogar diversos pontos específicos com as secretarias e órgãos do Estado, que irão desempenhar algum tipo de serviço dentro da Usina da Paz Marituba, entre eles foi apresentado o layout do complexo no qual foi divulgado pela diretoria das Usinas. Além disso, outro ponto apresentado foram os serviços e atividades que serão ofertadas nas Usinas da Paz Parauapebas e Canaã dos Carajás, que contará com a parceria desses municípios, que serão voltadas para o público em geral, levando mais saúde, esporte, educação e cidadania para essas comunidades. Todos esses pontos foram abordados com os respectivos secretários dessas localidades e vão compor um plano de trabalho entre as secretarias municipais e estaduais, em que se comprometem a desenvolver esses serviços, sendo assim será elaborado um termo de cooperação entre Estado e Município" destacou o coordenador da Câmara Técnica Intersetorial do TerPaz, Julio Alejandro Quezada Jélves.

A Usina da Paz Marituba, no bairro Nova União, será inaugurada em breve e é a terceira unidade construída pelo Governo do Pará. Ao todo serão entregues 10 Usinas da Paz em todo o Estado. No espaço, localizado no final da rua Bom Sossego, no Setor V, serão promovidos mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, será disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.

"Hoje, pudemos mostrar a estrutura física da Usina da Paz de Nova União/São Francisco em Marituba e planejar a entrada das Secretarias e órgãos do Estado que vão realizar atividades dentro da Usina da Paz, tendo em vista que estamos com data marcada para inauguração e isso nos leva a planejar essa entrada de forma organizada para atender a todos. Essa é a terceira UsiPaz entregue pelo governo do Estado, e é um complexo que tem peculiaridades, já que fica a beira do rio, e está localizada em uma área que era dominada pela violência e a criminalidade, mas com as ações do TerPaz essa realidade mudou e com a Usina da Paz, tenho certeza que nós vamos melhorar ainda mais aquele ambiente", concluiu o diretor das Usinas da Paz, Coronel Marcos Lopes.

Conheça a Usina da Paz

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) em parceria com a iniciativa privada. O propósito é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado, que são grandes complexos públicos, instalados em áreas de aproximadamente 10 mil metros quadrados, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos territórios, enfatizando a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário, com três eixos fundamentais: assistência, esporte/lazer e cultura.