Seduc capacita gestores e representantes escolares sobre o uso e a prestação de contas do PDDE
Os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) são geridos pelas escolas da rede pública municipal, estadual ou federal
No período de 14 a 18 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará uma capacitação sobre o uso e a prestação de contas dos recursos provenientes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal. O evento, organizado pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Gestão (Sapg), vai ocorrer das 9h às 12h30, no auditório Prof. Dionísio João Hage, prédio-sede da Seduc, em Belém.
A iniciativa é destinada aos 18 gestores das Unidades Seduc nas Escolas (USEs), mais de 350 diretores educacionais e diversos presidentes e vice-presidentes dos conselhos escolares dos espaços de aprendizagem da rede estadual, na Região Metropolitana de Belém.
Durante as formações, especialistas vão ministrar palestras e exemplificar o uso sobre a correta prestação de contas do PDDE; apresentar a Resolução nº 15/2021; o guia de orientação para aquisição de materiais, bens e contratação de serviços com investimentos do PDDE, além do resumo prático e informativo a respeito da utilização de recursos públicos.
A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, convida os servidores, representantes dos conselhos escolares e demais interessados, para participar da capacitação. “A participação dos colaboradores é primordial para o sucesso do nosso evento e a garantia de que os recursos serão bem aplicados. Portanto, contamos com a presença de todos nesta troca de experiências!”, ressaltou.
Para a titular da Sapg, Delciene Loureiro, o encontro será fundamental para habilitar todos que trabalham diretamente com a gestão dos recursos do PDDE. “A formação possibilitará a correta aplicação dos investimentos públicos. Com isso, será possível atender às necessidades mais urgentes das escolas, atuando juntamente com a Seduc para assegurar a melhoria na estrutura física e pedagógica, por meio da autogestão escolar e com a participação da comunidade no controle social”, detalhou.
Cronograma
Para evitar aglomerações e respeitar os protocolos de biossegurança, a cada dia, a programação será dividida por um determinado número de USEs, conforme o calendário a seguir:
14/02 - USEs 01, 02, 03 e 15
15/02 - USEs 04, 05, 06 e 07
16/02 - USEs 08, 09 e 10
17/02 - USEs 11, 12, 13 e 14
18/02 - USEs 16, 17 e 18
Texto: Vinícius Leal/Ascom Seduc