Polícia Científica abre PSS para perito médico legista
Inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (11). Profissionais serão lotados nas cidades de Abaetetuba, Parauapebas e Marabá
A Polícia Científica do Pará (PCEPA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) número 01/2022 visando a contratação temporária de profissionais para o cargo de perito médico legista. O processo será executado pela PCEPA, por meio de uma comissão especial de seleção, que fará o acompanhamento, execução e a supervisão de todo processo. Os interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira (11).
Ao todo, serão cinco vagas que distribuídas em 1 vaga para Abaetetuba, 1 para Parauapebas e 3 para Marabá, com remuneração para o cargo de R$ 7.760,16, mais benefícios. Ao ser contratado, o profissional deverá exercer suas funções em jornadas de 40 horas semanais. A seleção será realizada mediante aplicação de análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório e entrevista, de caráter classificatório.
O edital, assim como a ficha de inscrição, estão disponíveis no site da PCEPA (https://www.policiacientifica.pa.gov.br/), na aba “Processo Seletivo”. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente, encaminhando seus documentos de habilitação pelos Correios (via Ar ou Sedex). A ficha de inscrição deve ser preenchida e enviada juntamente com a documentação especificada no edital.
Dentre os requisitos para a inscrição, é necessário que o candidato deva ser brasileiro ou naturalizado, ter idade mínima de 18 anos completos, estar quite com suas obrigações eleitorais e militares, não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo público, estar inscrito no respectivo órgão regulamentador da profissão, possuir certificado de conclusão de curso e possuir capacidade física de aptidão trabalhista compatível com as atribuições da função de peritos médico legista.
Além disso, é necessário também apresentar declaração de não ter tido vínculo temporário com o Poder Público Estadual nos últimos seis meses, de acordo com a Lei Complementar 07/1991, alterada pela Lei Complementar nº 077/2011, contados até a data de inscrição. O candidato que possuir vínculo com as esferas do poder Municipal, Estadual ou Federal deverá, no ato da inscrição, apresentar, juntamente com os documentos, uma declaração de vínculo com a carga horária de trabalho concluída em outro órgão. Em caso de omissão, o candidato pode sofrer a pena de desclassificação deste PSS, assim que constatado o fato.
O PSS será dividido em etapas, sendo a primeira a inscrição e entrega de documentação necessária. A segunda será de análise documental e das informações curriculares, com caráter eliminatório e classificatório. Já a terceira e última etapa será a entrevista, de caráter classificatório, prevista para o dia 24 de fevereiro, nos municípios, locais e horários especificados pelo edital. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 25 de fevereiro, e homologado no dia 3 de março, pelo mesmo veículo de imprensa oficial do Estado.
Texto: Amanda Monteiro sob supervisão de Alexandre Cunha