Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E CIDADANIA

Cem alunos do Projeto Gol do Brasil retornam às aulas presenciais

Além do retorno das atividades, obedecendo aos protocolos de prevenção à Covid-19, o projeto oferece vagas para turmas de futebol feminino

Por Governo do Pará (SECOM)
03/02/2022 16h30

Após férias prolongadas, os meninos voltaram às atividades para recuperar o preparo físicoCem alunos, entre crianças e adolescentes, participaram do retorno às aulas do Projeto Gol do Brasil, em Belém, nesta quinta-feira (03). Com turmas divididas em Sub-07, 09, 11, 13, 15 e 17, a retomada ocorreu diante do cumprimento de todos os protocolos de prevenção à Covid-19. O projeto é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Federação Paraense de Futebol (FPF).

No primeiro dia de aula, os instrutores acompanharam cada aluno para avaliar o desenvolvimento, após o período de recesso das aulas. “Nesse primeiro momento de aula, recebemos os alunos que vêm dessas férias prolongadas. Nós estamos procurando saber como eles estão física e mentalmente. A gente observou que eles estão felizes, mas observamos que não está tão legal o preparo físico. É aí que iremos dar continuidade ao trabalho físico”, informou o instrutor Emmanuel Ribeiro.

Mãe dos alunos Allison Dourado, 14 anos, e Renan Dourado, 13 anos, Mariana Lide disse sentir muito orgulho da participação dos filhos no projeto que mudou a vida deles. “Tenho dois filhos que estão desde 2019. É uma grande satisfação para meus filhos, e como mãe é uma gratificação. O projeto veio para abranger essa parte do futebol e desenvolver a parte física e a parte de organização, disciplina, tanto fora quanto dentro de casa”, contou Mariana Lide.Com todo o material oferecido pelo projeto, os participantes aprendem técnicas do esporte e formação cidadã

Habilidades - O projeto fornece aos alunos materiais para a prática do esporte, como short, camisa, meias, colete, adesivo, máscara e mochila. “Nós temos o prazer de receber os nossos alunos nesse retorno das atividades do Projeto Gol do Brasil, onde podemos trabalhar as dez habilidades de vida, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas). Os nossos alunos são aptos ao aprendizado. Isso é muito interessante, porque além do treinamento do futebol vamos trabalhar para a formação do cidadão e do caráter”, frisou Vitor Borges, secretário adjunto da Seel.Alunos passaram por avaliação física no retorno

Duas vezes por semana, no contraturno escolar, durante uma hora os participantes contarão com professores capacitados na metodologia da CBF Social e com uma equipe de gestão local.

Nova turma - A Seel está com matrículas abertas para a turma de futebol feminino do Projeto Gol do Brasil, que atenderá jovens de 06 a 17 anos. As vagas são limitadas. As inscrições estão sendo feitas nas segundas e quartas-feiras, das 09 às 15 h, na sede da Seel, em Belém.

Para a matrícula é necessário apresentar RG e CPF original e cópia, do aluno e do responsável, certidão de nascimento, comprovante de residência, atestado médico e declaração de matrícula em escola pública ou de benefício da bolsa integral.

Texto: Bianca Rodrigues – Ascom/Seel