Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Obras da nova sede do 20º Batalhão da Polícia Militar seguem para próxima etapa, em Belém

A conclusão da unidade policial mobiliza o investimento de R$ 1,1 mi, do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), gerido pela Segup

Por Walena Lopes (SEGUP)
03/02/2022 14h48

Imagem aérea da área construída do 20º BPM, em BelémInstalações adequadas, modernas e garantias de serviço prestado à população com excelência. Esta é a expectativa com a conclusão das obras da nova sede do 20º Batalhão da Polícia Militar (20º BPM), em Belém, que iniciaram em setembro passado após assinatura da ordem de serviço. A construção do novo prédio, ao lado da Seccional da Cremação, no bairro da Condor, só foi possível através do emprego de recursos do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), gerido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Cobrindo bairros populosos como Guamá, Terra Firme e Jurunas, além da Condor e Batista Campos, entre outros, o 20º BPM possui um efetivo composto por 350 policiais militares e daí a importância de estrutura adequada com condições dignas para abarcar o volume de demandas do Batalhão. 

Com salas de administração, o prédio tem sala do comandante e subcomandante, espaços para acomodar a tropa, sala de instrução, banheiros e estacionamento para viaturas. Fora a área de estacionamento, a nova instalação tem em torno de 550 m² e é construída em terreno próprio do Estado e com investimento calculado em R$ 1,1 mi, oriundos do Fisp.

Para o titular da Segup, Ualame Machado, o fundo é primordial para incremento e melhorias nas estruturas físicas de trabalho da segurança pública em todo o Estado do Pará. “Nós estamos com a obra do 20º Batalhão em andamento, importantíssimo por cobrir as áreas dos bairros do Guamá, Jurunas, Cremação e Terra Firme. Este novo batalhão terá uma sede na avenida Padre Eutíquio com instalações adequadas e modernas, com toda a estrutura para que nós possamos dar condições de trabalho aos nossos servidores”.

Ele complementa: “o Fisp é fundamental para que as estruturas sejam reformadas ou construídas e,assim, possamos cada vez mais melhorar a segurança pública no Estado”, finalizou.

OBRAS

Dividida em seis boletins de medição, a primeira e segunda etapa já foram executadas, compreendendo a limpeza do terreno e a construção de um depósito que servirá de almoxarifado, também, com banheiros para atender os colaboradores, além da fundação radier. Agora, com 23,47%% da obra já concluída, a construção avança para a próxima etapa que consiste na execução da alvenaria.

Segundo o soldado PM Derick Cardoso, da equipe de fiscalização da obra, esta etapa apresenta desafios por conta do terreno. “Como estamos numa área alagada, o solo é muito úmido e a fundação inicial mudou. Neste novo modelo é feito uma laje de 40 centímetros concretada. Posteriormente a construção será em cima dessa laje”, explica. 

Para o fiscal, vários serão os benefícios após conclusão e entrega da obra. “O batalhão, além de ter uma melhor comodidade para os militares, vai ter também um melhor acesso, quando se trata da chegada e saída das viaturas para o serviço. Ganho também para a população, que poderá facilmente acessar o novo prédio”.

Valorização do profissional de segurança

Com previsão de entrega para 240 dias, meados de março, a nova estrutura deve atender as demandas da segurança pública do bairro e nas adjacências. Para o comandante do 20° Batalhão, tenente-coronel Ed-lin Anselmo de Lima, o novo quartel representa um avanço na valorização do policial dando mais condições de trabalho ao policial, tendo um local adequado para almoçar, estudar ou trabalhar na administração.

“Isso impulsiona o policial militar a trabalhar mais motivado em desempenhar seu papel constitucional de levar segurança à população dos bairros que compreendem o 20° Batalhão. No momento, salas de aulas para instruções, palestras, capacitações que hoje são possíveis somente em prédios de outras instituições que cedem através de parcerias”, destaca.

*Texto de André Macedo