Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFORMAÇÃO

Palestra sobre câncer de próstata abre 'Novembro Azul' no Hospital Geral de Ipixuna

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/11/2018 00h00

O Hospital Geral de Ipixuna (HGI), no nordeste paraense, realizou na manhã de sexta-feira (16) sua primeira ação da Campanha Novembro Azul, com palestra sobre câncer de próstata direcionada aos idosos do Grupo Idade Ativa. Outras ações de educação em saúde serão realizadas até o final deste mês, entre as quais palestras e distribuição de material educativo aos funcionários, usuários e acompanhantes. A ação foi promovida pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do hospital, em parceria com a Secretaria de Promoção Social de Ipixuna do Pará, com enfoque na prevenção da doença – mais comum na terceira idade.

A equipe falou também sobre câncer peniano, levando ao público informações e orientações sobre os cuidados com a higiene e a importância dos exames periódicos para identificação precoce de anormalidades. A palestra foi ministrada pela enfermeira Mônica Louza Cruz, gerente Assistencial do HGI, e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas.

Próstata e pênis – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer da próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento nas taxas de incidência no Brasil pode ser justificado, parcialmente, pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e pelo aumento da expectativa de vida. A estimativa é que mais de 68 mil novos casos da doença sejam diagnosticados este ano.

Em 2017 foram registrados cerca de mil novos casos de câncer de próstata no Pará. O tumor é a terceira principal causa de óbitos no Estado, com mais 1.500 mil mortes entre 2010 e 2015.

Também de acordo com o Inca, o câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência a partir dos 50 anos, embora possa atingir homens mais jovens. Está relacionado às baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e à falta de remoção do prepúcio (pele que reveste a glande, na extremidade do pênis). O estreitamento do prepúcio é um fator de predisposição ao câncer peniano. Estudos científicos também sugerem a associação entre infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus humano) e esse tipo de câncer. No Brasil, o tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

As ações internas e externas promovidas pelo HGI também são oportunidades para esclarecer a população sobre o funcionamento e os serviços disponíveis na unidade. O hospital é referenciado e atende apenas a pacientes encaminhados via Central de Regulação Municipal e Estadual.

Serviço: O Hospital Geral de Ipixuna (HGI) fica na Rua Principal, s/n, bairro Centro, na sede do município de Ipixuna do Pará. Mais informações pelos telefones (91) 3811-2631.